PÁGINA INICIAL
NOTICIAS
 

Semana de Trânsito inicia nesta quarta e terá Dia sem Carro

Publicado em: 17/09/2019

No mês de setembro é celebrada a Semana Nacional do Trânsito (SNT), neste ano entre os dias 18 e 25. Em Curitiba, as atividades começaram no início do mês, com orientação sobre o uso da faixa de pedestres, um programa voltado à inclusão no trânsito e abordagens educativas em bares quanto à importância de não dirigir ao ingerir bebida alcoólica. No domingo, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) realiza um passeio ciclístico no Dia Sem Carro.

A Semana Nacional de Trânsito ganhou importância maior neste ano. De acordo com balanço do Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran), 32 pessoas perderam a vida no trânsito, em Curitiba, no primeiro semestre deste ano, período em que foram registados 2.993 acidentes na Capital. De janeiro a junho de 2018, houve 2.849 acidentes que resultaram em 25 óbitos.

Até a semana que vem diversas ações estão programadas em Curitiba. Uma delas é promovida pela PRF em parceria com o Detran-PR (Departamento de Trânsito do Paraná) e com o SinPRF-PR (Sindicato dos Policiais Rodoviários Federais no Paraná). No dia 22, domingo, será realizado um passeio ciclístico no Dia sem Carro.

O início da concentração está marcado para as 9 horas, em frente à Superintendência da PRF, na esquina da Linha Verde com a Avenida das Torres. No ano passado, cerca de 400 pessoas participaram da atividade. De lá, a partir das 10 horas, os participantes percorrerão cerca de 7,6 quilômetros, pelos bairros Prado Velho, Rebouças e Jardim Botânico. A participação é gratuita e dispensa inscrição prévia.

'Tiba'
Semáforos para pedestres na região central de Curitiba amanheceram com um visual diferente ontem. No sinal verde e vermelho dos equipamentos, em vez da ilustração comum, aparece um bonequinho diferente. Ele é o Tiba, personagem que nas próximas semanas vai integrar diversas ações na mais nova campanha da Prefeitura voltada ao respeito ao pedestre e às leis de trânsito.

A novidade foi implantada de forma temporária em 56 semáforos para pedestres ao longo da Rua XV de Novembro, no entorno da Praça Tiradentes e, também, nos cruzamentos da Avenida Marechal Floriano com Rua Marechal Deodoro, Pedro Ivo com Desembargador Westphalen e André de Barros com Desembargador Westphalen.

Nos próximos dias, o Tiba dará diversas dicas sobre a importância de atravessar na faixa de pedestres, usar o cinto de segurança, obedecer a sinalização de trânsito, não beber ao dirigir, não usar o celular e respeitar os limites de velocidade

A abertura oficial da SNT em Curitiba acontece às 10h30 desta quarta-feira (18), no Salão de Atos do Parque Barigui, com a participação de órgãos públicos e privados ligados ao trânsito.

Fonte: BemParana

Mais fotos

MAIS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE