PÁGINA INICIAL
NOTICIAS
 

Segunda fase da campanha de vacinação contra a gripe começa nesta quinta

Publicado em: 15/04/2020

Terão prioridade sete grupos diferentes da população, entre eles doentes crônicos, caminhoneiros e presos

Começa nesta quinta-feira (16) a segunda fase da campanha de vacinação contra a gripe. Doentes crônicos, profissionais da força de segurança, motoristas de transporte coletivo, caminhoneiros, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas e a população prisional deverão ser vacinados.

Mais de 90% dos idosos, cerca de 19 milhões de pessoas, já foram vacinadas contra a gripe na primeira fase da campanha, que começou em 23 de março. Profissionais de saúde também foram imunizados. A vacinação para esses públicos continua. O Ministério da Saude ainda estuda incluir a população indígena nesta fase da imunização.

A terceira etapa está prevista para 9 de maio, priorizando crianças de 6 meses a menores de 6 anos, pessoas de 55 a 59 anos, mulheres grávidas ou no período de pós-parto, pessoas com deficiência, povos indígenas e trabalhadores da educação.

A vacina contra gripe não tem eficácia contra o coronavírus, mas auxilia os profissionais de saúde na exclusão do diagnóstico para a Covid-19, já que os sintomas são parecidos. E ainda vai ajudar a reduzir a procura por serviços de saúde.

A vacina é trivalente e protege contra os três vírus que mais circularam no hemisfério sul em 2019: H1N1, H3N2 e Influenza B. O Ministério da Saúde já enviou 34 milhões de doses para os estados. No total serão disponibilizadas 75 milhões de doses para imunizar a população, ao custo de R$ 1 bilhão de reais.

 

Fonte: Agência Brasil

Mais fotos

MAIS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE