PÁGINA INICIAL
NOTICIAS
 

Publicitária entrega edições do jornal "Tribuna das Colinas" para acervo do Museu da História de Ibaiti

Publicado em: 26/10/2019

A publicitária e co-fundadora do Jornal Tribuna das Colinas Lourdes Morigi, entregou ao acervo do Museu da História de Ibaiti todos os exemplares que possuia na antiga redação do períodico que foi um dos principais órgãos de comunicação na década de 1990 no Norte Pioneiro.

O jornal circulou de 1991 a 2001 e teve 276 edições. Hoje todas estão no Espaço da Comunição do museu que se prepara para a abertura ao público.

Nascida em Carazinho-RS, em 08 de agosto de 1946, a publicitária Lourdes Morigi fundou juntamente com seu esposo o jornalista Vicente Luiz Arapoti o Jornal Tribuna das Colinas em 05 de outubro de 1991.

Vindo da cidade de Cascavel (PR), onde atuaram por muitos anos em jornais diários de grande circulação da cidade como o jornal O Paraná e o Jornal Hoje, ambos editaram um jornal de circulação semanal que por mais de uma década manteve o Norte Pioneiro informado das notícias de toda a região.

Com enfoque nas informações regionais, o Jornal Tribuna das Colinas foi um grande crítico do poder político da região, sempre fiscalizando o Poder Público, colocando à disposição de seus leitores um enfoque direto e rápido sobre os acontecimentos do Norte Pioneiro.

Algumas colunas como a “Boca Maldita” escrita pelo jornalista Vicente Luiz Arapoti ficaram famosas pela critica bem humorada e por vezes ácida que fazia aos políticos da época, sendo um dos grandes destaques do Jornal ao longo de seus anos de existência.

O Jornal Tribuna das Colinas circulou nas cidades que compõe o Norte Pioneiro, sendo inclusive órgão oficial de Ibaiti, Figueira, Curiúva, Japira, Conselheiro Mairink, Jaboti, Pinhalão, Tomazina e Wenceslau Braz, além de estar presente semanalmente na Assembleia Legislativa, Palácio do Governo e outros órgãos governamentais.

Além de diversos colaboradores que o Jornal Tribuna das Colinas teve ao longo de sua existência ele também contou com a participação dos filhos casal Vicente e Lourdes, Alexandra Morigi Arapoti e Vicente Luiz Arapoti Junior, que participaram ativamente do trabalho de edição do período.

O jornalista Vicente Luiz Arapoti veio a falecer em agosto de 1998, vítima de um acidente de trânsito, sendo que o jornal ainda permaneceu por mais três anos circulando sob o comando da publicitária Lourdes Morigi, e seus familiares, deixando um legado de comprometimento com a informação, com a fiscalização do poder público e a busca do papel de uma imprensa independente para auxiliar o desenvolvimento social do norte pioneiro.

Fonte: Redação InformePolicial

Mais fotos

MAIS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE