PÁGINA INICIAL
NOTICIAS
 

PRISÃO DO ASSASSINO: Três anos depois do crime, Paulo Cupertino, que matou o ator Rafael Miguel é preso

Publicado em: 16/05/2022

Pouco tempo antes de completar três anos do assassinato do ator Rafael Miguel, a polícia de São Paulo prendeu Paulo Cupertino Matias, que estava foragido pelo crime registrado em 9 de julho de 2019.

A prisão aconteceu nesta segunda-feira (16) por policiais da 6ª. Seccional. Os agentes chegaram até ele depois de denúncias que davam conta de que o homem estava em um esconderijo na capital paulista. Quando os policiais foram checar a denúncia, encontraram o assassino.

Depois de ser preso, ele foi encaminhado ao Instituto Médico-Legal (IML), onde fez exame de corpo de delito, e depois foi transferido para a Divisão de Capturas, no prédio do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) no Centro de São Paulo. Agora ele está a disposição da Justiça. 

Ao chegar no prédio do DHPP, Cupertino negou os crimes e declarou ser inocente. “Eu sou inocente. Não matei ninguém”, disse a jornalistas.

O homem estava incluído na Difusão Vermelha da Interpol e era considerado um dos criminosos mais perigosos e procurados de São Paulo, aparecendo inclusive como primeiro da lista no site da Polícia Civil.

cupertinoarte
Retratos de Paulo Cupertino divulgados pela Polícia Civil – Foto: Divulgação / PCSP

De acordo com o Ministério Público de São Paulo, o empresário assassinou Rafael Miguel e os pais dele porque não aceitava o namoro de sua filha Isabela Tibcherani, de 18 anos à época, com o artista. Vídeos gravados por câmeras de segurança registram o momento em que ele dispara 13 vezes em Rafael, que tinha 22 anos, e nos pais do jovem: João Alcisio Miguel, de 52, e a mãe Miriam Selma Miguel, 50.

Rafael era conhecido na mídia por interpretar o personagem Paçoca, na novela “Chiquititas”, do SBT, além de outros trabalhos na TV, como em um famoso comercial em que uma criança pede brócolis à mãe. Ele também atuou na Globo, em novelas como “Pé na Jaca” e “Cama de Gato”.

Cupertino é acusado de triplo homicídio duplamente qualificado, por motivo fútil e recurso que impossibilitou a defesa das vítimas. Ele, que atualmente tem 50 anos, nunca constituiu um advogado para defendê-lo. Além dele, outros dois amigos também são réus no caso por terem ajudado na fuga do criminoso.

Isabel e Joao Miguel
Ator Rafael Miguel e seus pais foram mortos em frente a casa da namorada dele em SP – Foto: Arquivo pessoal

O assassinato aconteceu na frente da casa onde Isabela morava com a mãe no bairro da Pedreira, na Zona Sul de São Paulo. As duas não foram baleadas por Paulo Cupertino, que fugiu em seguida.

LISTA DE PROCURADOS

O nome, dados e fotos de Cupertino estavam no site de procurados da Polícia Civil de São Paulo. Além disso, ele também estava incluído na Difusão Vermelha da Interpol e poderia ser preso em qualquer outro país.

A Interpol tem a função de buscar mecanismos de cooperação entre polícias do mundo para prender acusados de crime que possam ter fugido para outros países.

paulo cupertino

No site da polícia paulista, ele figurava como o primeiro nome da página, onde estão os 17 criminosos mais procurados pelas forças policiais do estado.

SUPOSTA PRISÃO NO PARANÁ

Em 2020, uma notícia sobre a prisão do criminoso chegou a ser vinculada por órgãos de imprensa do Paraná, informando que Paulo Cupertino havia sido preso na divisa com São Paulo. A informação, porém, acabou sendo equivocada e na época a polícia corrigiu a notícia, detalhando que não se tratava da mesma pessoa.

Fonte: R7

Mais fotos

MAIS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE