PÁGINA INICIAL
NOTICIAS
 

Paraná também é terra de Carnaval! Veja os melhores lugares para curtir a folia

Publicado em: 06/02/2020

O Carnaval, na semana de 22 a 25 de fevereiro, mexe com o País inteiro. No Paraná, não é diferente. A maior festa popular do País transforma diversos municípios que promovem grandes festas no período de folia. Destaque para Curitiba, com seu Carnaval em crescimento e diversas atrações alternativas, e o Litoral do Paraná, que costuma receber milhares ou até mesmo milhões de visitantes durante a festa.

Nos últimos anos, Curitiba deixou de ser o destino de pessoas que pretendem fugir do Carnaval. A Capital paranaense se consolidou como uma ótima opção para foliões que buscam atrações diferenciadas, que servem como alternativas à folia tradicional. Foi assim que surgiram, por exemplo, o Psycho Carnival, a Zombie Walk e o CarnaVibe, maior pré-Carnaval eletrônico do Brasil. Agora, a capital paranaense se prepara para receber o 1º Carnaval de Jazz do Brasil: o CarnaJazz. Sem falar em ações especiais para pets e para grupos religiosos, que também promovem seus “bailes”.

No Litoral, que neste ano vem com números animadores desde a virada do ano, espera-se grande público nas areias das praias e cidades históricas. Trios elétricos, bailes, blocos e banhos de mar à fantasia, fazem parte das atrações que lotam os balneários.

Foz do Iguaçu, um dos principais atrativos turísticos do Brasil, também aproveita a data. Feriado mais longo no ca lendário nacional (para muitos, lógico), os quatro dias de folia costumam levar muitos turistas para a cidade das Cataratas. No ano passado a região teve aumento de 341% na procura para o Carnaval, e neste ano não deve ser diferente.

Também famosa pela festa que realiza, Tibagi, na região dos Campos Gerais, tem extensa programação de 21 a 25 de fevereiro, com shows nacionais, desfiles, bailes, corso e matinês infantis, que atrai visitantes de toda a região.

Mas é difícil uma cidade que não tenha pelo menos um baile de clube agendado para o Carnaval, que se não tem a grandeza e o luxo dos centros maiores, ajudando a manter o espírito de Carnaval. E quem não tem uma festa grandiosa, pode se tornar refúgio para aqueles que pretendem escapar da agitação nestes dias de folga. Ou seja, opções não faltam para quem desejar visitar o Estado.

 

Cido Marques/FCC

Curitiba
O Carnaval de Curitiba vem crescendo nos últimos anos, especialmente por causa dos eventos alternativos, como a Zombie Walk, Psycho Carnival e a CarnaVibe, entre outros eventos que reúne tribos diferentes na Capital. A festa de Carnaval, propriamente dita, também tem espaço na Avenida Marechal Deodoro, onde acontecem os desfiles das escolas de samba e dos blocos nos dias 22 e 23 de fevereiro. Mas, até lá, os finais de semana tem saídas de blocos, como o Garibladis e Sacis.

 

José Fernando Ogura/ANPr

Foz do Iguaçu
Foz do Iguaçu atraí milhares de turistas durante o Carnaval vindos de todas as partes do mundo. Mas, também promove a festa. O Carnafalls é um evento anual realizado pelo governo municipal através da Fundação Cultural. No período, são realizadas diversas apresentações artísticas e culturais e atrações como o “Carnaval da Saudade”, o concurso “Menina Veneno”, “Carnaval nos Bairros”, “Carnaval para Terceira Idade” e o “Carnafeira”. A estimativa de público é de 30 mil pessoas durante todo o período. “

 

Prefeitura de Tibagi

Tibagi
De 21 à 25 de fevereiro acontece o melhor Carnaval dos Campos Gerais em Tibagi. Neste ano terá como grande destaque o show nacional com o grupo Exalta, no sábado, 22 de fevereiro. Shows nas tendas, matinês e também o centenário e tradicional desfile do Corso também estão programados. O Carnaval de Tibago é um dos mais tradicionais do Estado e neste ano completa 110 anos. O Desfile do Corso, no domingo com carros antigos decorados, acontece desde a primeira edição da festa na cidade.

 

Prefeitura de Astorga

Astorga
O Carnaval de Astorga traz o maior bloco carnavalesco do Paraná: o Bloco do Aço. A festa acontece no Centro de Eventos da cidade e reúne, em quatro dias de festa, foliões astorguenses, da região e até de outros estados. Anualmente, em setembro, também acontece a ExpoAstorga. A cidade também é conhecida por ser a terra de nascimento de Chitãozinho e Xororõ. Essa lembrança está na entrada da cidade e também em uma praça inaugurada em 1991 em homenagem á dupla.

 

Prefeitura de Matinhos

Litoral
Antonina, Morretes, Pontal do Paraná, Matinhos, Guaratuba e Paranaguá são repletas de atrações durante o Carnaval. Destaque para os desfiles de blocos e escolas de samba, da Caiobanda, Matimbanda e Banda de Guaratuba. O Litoral costuma fiar lotado para a última atração da temporada, com milhares de veranistas aproveitando as areias e a história das cidades litorâneas. O Carnaval marca o fim da temporada de verão, que termina no final de semana seguinte à festa de Momo. Na foto, a Matimbanda, de Matinhos.

 

Prefeitura de Cornélio Procópio

Cornélio Procópio
O Carnaval de Rua de Cornélio Procópio é considerado por muitos como o melhor da região. A festa, que integra a programação oficial de aniversário de 82 anos deste ano terá como atração, o tradicional Trio Elétrico “Canibal”, desfiles de Blocos e suas marchinhas tradicionais e ainda com uma banda liderado pela cantora Michelle Reich, considerada uma das mais entusiasmadas animadoras deste gênero. A festa costuma levar milhares de pessoas para as ruas centrais da cidade.

Fonte: Bem Parana

Mais fotos

MAIS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE