PÁGINA INICIAL
NOTICIAS
 

Paraná está no limite de medicamentos para intubação, diz Beto Preto

Publicado em: 23/07/2020

Estado só tem medicamentos suficientes para mais três ou quatro dias.

“Apesar de termos os leitos, neste momento, faltam os medicamentos para intubação”, a fala de Beto Preto, Secretário de Saúde do Paraná (SESA), é um reflexo da situação do estado em relação ao novo coronavírus. Esta revelação e outras foram dadas em entrevista ao programa Em Pauta, da Associação de Emissoras de Radiodifusão do Paraná (AERP), na manhã desta terça-feira (22).

Segundo o secretário, a Macroregião Leste do estado, que vai da cidade de Paranaguá, passa por Curitiba e Região Metropolitana, e segue até o município de Guarapuava, está em uma situação crítica.

Beto Preto revelou que o uso dos medicamentos para a Covid-19, teve um aumento de demanda de 500% em todo estado. No entanto, o secretário revelou que a falta dos remédios para intubação é uma realidade que o mundo inteiro está enfrentando.

“O estoque de medicamentos aqui no Paraná era previsto para seis meses. Tudo foi consumido em 35 dias. É importante entender isto. Este contexto está passando de uma situação de falta para uma situação de calamidade pública. Estamos no limite para encontrar medicamentos, e consequentemente, temos dificuldade de manter os pacientes intubados e sedados”, frisou.

O secretário disse que apesar dos esforços do Governo Federal para comprar mais remédios no exterior, o estoque atual no estado é para mais três dias e quatro dias. Beto frisou que a situação é urgente e não apenas por este motivo. “Está difícil para localizar o médico, a enfermeira, o especialista para atuar em Unidades de Terapia Intensiva (UTI), por exemplo. Eu sou obrigado a dizer isto, com muito respeito a todos. Nós conseguimos ventiladores, profissionais, porque os hospitais particulares nos ajudaram até agora”, revelou.

Diante da situação, o secretário aproveitou o momento para dar um recado a todos os paranaenses. “Vamos nos cuidar. Para não ficarmos doentes, para não precisar ir ao hospital. Apesar de nós temos os leitos, neste momento, faltam os medicamentos”, destacou Beto.

 

Fonte: Banda B

Mais fotos

MAIS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE