PÁGINA INICIAL
NOTICIAS
 

Paciente que veio da Itália é possível caso suspeito de coronavírus no Paraná

Publicado em: 26/02/2020

Ele está em isolamento em casa, sendo monitorado pela equipe médica

A Secretaria Municipal da Saúde de Guaíra anunciou, nesta terça-feira (25), que um possível caso suspeito de coronavírus está sendo investigado no município, que fica na região oeste do Paraná. O paciente veio da Itália, onde onze mortes pelo vírus já foram confirmadas, e apresentou sintomas relativos a síndrome respiratória, porém sem febre e por isso não se encaixa ainda oficialmente como caso suspeito de coronavírus.

O paciente está em isolamento em casa e sendo monitorado pela equipe médica. A coleta do material do paciente para análise e encaminhamento para Curitiba já foi realizada e o resultado deve sair nos próximos dias.

De acordo com a Secretaria do Estado de Saúde, no momento o caso não se encaixa na definição da Organização Mundial da Saúde e do Ministério da Saúde de caso suspeito por coronavírus. O homem, de 50 anos, está sendo monitorado apenas pelo fato de ter realizado uma viagem recentemente para a Itália com a esposa e uma amiga e ter apresentado sintomas relativos a síndrome respiratória. O quadro de febre é considerado um sintoma fundamental para se encaixar em casos suspeitos do vírus que surgiu na China. 

A Secretaria Municipal da Saúde de Guaíra informa ainda que por orientação da Secretaria do Estado de Saúde, o município está seguindo as instruções e o protocolo do Ministério da Saúde para investigação e como uma medida preventiva. Todas as pessoas que realizarem viagem para locais que estiverem em alerta devem passar por esse mesmo protocolo para que sejam descartadas as hipóteses.

A Secretaria do Estado de Saúde também explica que estamos há algumas semanas de entrar na sazonalidade da gripe no hemisfério sul, por isso casos como esse podem ser comuns daqui para frente.

 

Fonte: Banda B

Mais fotos

MAIS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE