PÁGINA INICIAL
NOTICIAS
 

Morte de morador de Wenceslau Braz por Covid-19 é confirmado nesta terça-feira

Publicado em: 10/06/2020

Com 11 casos confirmados do novo coronavírus, o município de Wenceslau Braz registrou à primeira morte causada pelo covid-19. A informação foi divulgada nesta segunda-feira (8) e confirmada na manhã desta terça-feira (9). Trata-se de um idoso de 65 anos morador do município e que estava internado no Hospital Universitário de Londrina.

Internação em Santana do Itararé e transferência para Londrina podem ter interferido nas informações para secretaria de Saúde brazense

De acordo com informações da equipe epidemiológica do município, o idoso morava em Wenceslau Braz em uma propriedade próxima à divisa com Santana do Itararé. Ele teria passado mal e foi encaminhado ao hospital santanense para receber atendimento médico devido a este ser mais próximo de sua residência. Apesar de o paciente estar consciente e com o quadro de saúde estável, houve a necessidade de transferi-lo para o HU em Londrina para receber atendimento médico especializado.

Devido a esta situação de internação em um hospital de outro município, transferência e com a confirmação da doença ter sido feita através de exames em Londrina, a equipe da epidemiologia de Wenceslau Braz não estava informada sobre doença e morte do paciente. Com isso, até mesmo o boletim epidemiológico divulgado na tarde desta segunda-feira (08) apresentava um novo caso da doença no município, mas sem nenhuma referência ao óbito. A mesma situação foi constatada no Boletim do Coronavírus publicado pela SESA (Secretaria de Estado da Saúde) também na tarde desta segunda que apresentou 11 casos confirmados da doença, seis recuperados e nenhuma morte. 

De acordo com informações do HU, após dar entrada no hospital, no dia 24 o paciente teve uma piora em seu estado clinico tendo de ser transferido para Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e nos dias seguintes a condição de saúde do paciente foi piorando. Submetido ao exame da Covid-19, o idoso testou positivo para doença no dia 25 de maio. Uma semana após a confirmação da doença, no dia 2 de junho o quadro de saúde do paciente já era considerado muito grave e, na madrugada desta segunda-feira (8), após vários ciclos de paradas cardiorrespiratórias e reanimação, o paciente não resistiu e entrou um óbito por volta das 4h30.

Ainda segundo o hospital, o idoso era do grupo de risco e já apresentava outras enfermidades como asma, doença cardíaca crônica e hipertensão. Em uma rede social, um familiar do idoso informou que seu tio havia realizado uma cirurgia para implantação de uma ponte de safeno e estava em recuperação o que, segundo ele, pode ter contribuído no agravamento da doença.

Leia Também:  Em alerta, Tomazina explode com 13 casos positivos da Covid-19
 

O corpo do idoso foi liberado a família e encaminhado para ser sepultado no município de Siqueira Campos. O translado entre municípios desde o momento em que o homem passou mal até seu enterro (WenceslauSantanaLondrina e Siqueira Campos) acabou causando confusão entre a população com relação em qual cidade o homem morava.

Fonte: FolhaExtra

Mais fotos

MAIS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE