PÁGINA INICIAL
NOTICIAS
 

IBAITI: Morador recebe pacote com sementes desconhecidas vindas da China

Publicado em: 27/09/2021

Há um ano moradores de vários municípios brasileiros começaram a receber pacotes com sementes vindas da China, mistério que ainda continua até agora. No Paraná, o caso mais recente registrado pela Adapar (Agência de Defesa Agropecuária do Paraná) foi registrado na semana passada em Ibaiti, no Norte Pioneiro.

Na ocasião, um morador do município recebeu um pacote vindo da China o qual tinha em seu interior algumas sementes. O material foi encaminhado para Curitiba e chegou à sede da Adapar no último dia 15.

Desde que os primeiros pacotes começaram a chegar ao Brasil, a orientação dos órgãos de segurança agropecuária é de que as pessoas não as plantem, sob risco de que surjam novas pragas ou ameaças a agropecuária brasileira. No caso das sementes entregues em Ibaiti, o gerente de Sanidade Vegetal da Adapar, Renato Blood, explicou que as sementes estão visivelmente contaminadas com algum fitopatógeno.

“Essa a primeira vez que percebemos sementes visivelmente com danos. É possível perceber nas fotos, em tamanho aumentado, que elas estão contaminadas com algum fitopatógeno. Isso nos mostra que são sementes de péssima qualidade, o que aumenta o risco de entrada de novas pragas”, destacou em entrevista ao GMC Online. Fitopatógenos são microrganismos causadores de doenças em vegetais.

Desde que o primeiro caso das sementes foi registrado, a Adapar já recebeu 90 pacotes com o material que foram enviados por moradores de diferentes municípios do estaco como Maringá, Curitiba, Londrina, Paranavaí, Ponta Grossa, Campo Mourão, Mauá da Serra, São José dos Pinhais, Foz do Iguaçu, Goioerê, Jandaia do Sul, Medianeira, Umuarama e outros.

Com o passar dos meses, a frequência com que os pacotes eram encaminhados a agência foi diminuindo e, antes do caso registrado neste mês em Ibaiti, a última situação foi registrada em julho. Apesar disso, a orientação segue a mesma, isso é, caso alguém receba o material deve comunicar a Adapar e não plantar as sementes.

Para ler a matéria completa no portal GMC Online clique aqui.

Fonte: GMC Online

Mais fotos

MAIS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE