ASSOCIAÇÃO COMERCIAL E INDUSTRIAL DE IBAITI apresenta através de live apresentada pelo presidente da entidade Matheus Miotta Cerialle entrevista com Zé Milton 55 candidato a prefeito e seu vice José Alves (Gordo)
Assista:https://www.facebook.com/aceib1358/videos/4045743135455253
Leia:
PLANO DE GOVERNO
José Milton Valle - PSD
José Alves- PSL
Apresentação dos Pré-Candidatos a Prefeito e Vice Prefeito:
José Milton Valle é ibaitiense, empresário, formado em Direito. Tem 64 anos,
é casado com Regina Cely Jacob Valle, pai de três filhos e avô de seis netos.
Foi oficial de justiça e atualmente, é corretor de imóveis.
José Alves – Gordo, tem 50 anos, é casado com Rose, pai de um filho e avô
de um neto. Mora em Ibaiti desde 1997. Trabalhou na Dail por e hoje, é
servidor público municipal. É formado em Gestão Pública
Por que estamos concorrendo aos cargos de chefe e vice-chefe do Executivo Municipal de Ibaiti?
Resolvemos encarar esse desafio por amor à cidade que moramos. Ibaiti é
um município pequeno, pitoresco, uma cidade linda, com belas paisagens, mas há
muito tempo abandonada, sem cuidados. Temos muitos bolsões de pobreza em
nosso município, onde a falta de perspectivas tem aberto portas para o
envolvimento em uso e tráfico de drogas, e demais consequências.
Dessa forma, é preciso reavaliar as prioridades da Prefeitura de Ibaiti. Olhar
mais para as pessoas e para a necessidade de diminuir as desigualdades sociais e
econômicas. Para isso, vamos promover a economia local, priorizar programas de
geração de emprego e renda e de retomada da economia. Diminuir a burocracia e
as barreiras do crescimento da economia local. Pensar menos na máquina
administrativa com fim em si mesma e mais no crescimento econômico para todos.
Além disso, o período pós-pandemia exigirá investimento e atenção para a área da
Saúde, pois as pessoas que se cuidaram e evitaram procurar serviços médicos
causarão uma demanda represada assim que for possível.
O mundo viverá momentos econômicos difíceis no pós-pandemia e
precisamos reforçar as políticas públicas de microcrédito, de apoio aos
empregadores do campo e da cidade, que geram emprego e renda, mas que estão
sofrendo com essa crise causada pela Covid.
Além disso, queremos iniciar a implementação de projetos de longo prazo,
que voltem a dar a perspectiva de uma cidade pólo microrregional, como foi em
décadas passadas.
A Prefeitura de Ibaiti perdeu a capacidade de diálogo com a população e a
sociedade civil. Qualquer município precisa ser eficiente e entregar para a
população soluções e serviços de qualidade. Vamos reconstruir o diálogo, a
transparência e a eficiência da administração municipal, pensando na cidade do
Apresentamos o Plano de Governo da chapa José Milton Valle e José Alves
para a Prefeitura de Ibaiti. Esse Plano de Governo foi construído com a participação
da comunidade, da sociedade civil organizada e de especialistas em diversos
temas. Pessoas comuns, unidas pela perspectiva de construir um futuro melhor,
começando pela cidade onde vivemos.
Esse plano apresenta uma nova maneira de olhar e pensar Ibaiti, focando
nas necessidades e desejos dos ibaitienses. Propõe mudanças na forma de gerir o
município e na relação “estado-cidadão”, propondo uma administração pública
menos burocrática e onerosa, com menos amarras, menos intervenção de
administradores e uma perspectiva de um poder público que ajude as pessoas.
Todas as pesquisas têm mostrado claramente que a saúde e o emprego são
as maiores preocupações de nosso povo. São obrigações intrínsecas aos
municípios, as áreas de saúde, educação e infraestrutura. Vamos encarar essas
obrigações com foco no desenvolvimento econômico, através da gestão eficiente
dos recursos, destinando os valores economizados na alavancagem dos
empreendimentos E realizando parcerias com o setor privado buscando o aumento
da capacidade de investimento.
Também faz parte da visão do presente plano, a participação mais ativa dos
munícipes nas ações que habitualmente são encaradas como exclusividade estatal.
Estão sendo chamadas de ações “cidadãs”, aquelas que encaram o munícipe como
agente de transformação do espaço social.
Neste plano de governo, encontram-se projetos para tornar Ibaiti uma cidade
melhor e mais justa para todos nós, moradores. O Plano é norteado por quatro
pilares: Saúde, Educação, Infraestrutura e Emprego.
Desta forma, apresentaremos as diretrizes, os projetos que temos para Ibaiti
do futuro.
1. AGRICULTURA E PECUÁRIA
- Fortalecimento da Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária, já que nosso
município tem quase 1.000 Km2, sendo o setor rural extremamente estratégico para
nosso desenvolvimento.
Trabalharemos em 4 eixos: Produção, Capacitação, Comercialização e
1.1. Apoio à Produção
- Análise de solo e insumos gratuitos ao produtor, de acordo com o resultado das
análises de solo;
- Reativação do programa de inseminação artificial;
- Implantação de agroindústria com recursos do governo do Estado;
- Implantação do programa de recuperação da cafeicultura;
- Fazer cooperação técnica com todos os atores da cadeia produtiva como a
empresas, cooperativas em nosso município.
1.2. Apoio à capacitação
- Promoção de parceria com o SENAR e demais instituições do gênero para a
realização de eventos de capacitação dos produtores rurais;
- Viabilidade para inserção de novas lavouras para aproveitamento no período de
ociosidade do solo;
- Constituição de microempresas e associações para autogestão.
1.3. Apoio à Comercialização
- Fortalecer e ampliar as compras diretas do município com os produtores locais;
- Implantar ponto de comercialização de produtos;
- Apoiar as associações e cooperativas locais, na comercialização de seus produtos.
1.4. Infraestrutura
- Reorganização da malha viária municipal;
- Manutenção preventiva das estradas rurais.
2. MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE
- Implantar programa de incentivo a construções sustentáveis que utilizem
tecnologia de eficiência energética, reuso de águas cinzas, parede e telhado verde;
- Criar ferramenta de incentivo a indústrias que invistam em sistema de reuso de
água de esgoto;
- Implantar o programa “adote o verde”, em que alguns espaços públicos como
praças, canteiros e rotatórias serão oferecidos em chamamento público, em que
adotantes serão responsáveis por sua manutenção em troca da divulgação de seus
nomes no próprio local, em placas padronizadas;
- Fortalecer o Programa de Proteção de Mananciais e Rios urbanos;
- Mapear locais onde os rios recebem esgoto e solucionar o problema;
- Programa de apoio aos projetos de proteção animal, proporcionando melhores
condições de realização do trabalho de proteção à saúde animal;
- Implantar sistemas de incentivo à arborização urbana, com espécies adequadas,
mediante bonificação tributária.
3. SEGURANÇA PÚBLICA E DEFESA SOCIAL
- Viabilizar estudos para a Criação de Guarda Municipal de acordo com a Lei
Federal n° 13.022, de 08/08/2014, Estatuto das Guardas Municipais, para atuar
como órgão de segurança pública e defesa permanente dos cidadãos, de bens
públicos e eventos comunitários:
- Exercer funções administrativas e operacionais de segurança pública e proteção
patrimonial, monitoramento, manutenção da segurança e combate as infrações
penais no município;
- Prevenir e inibir a prática de delitos pela presença de rondas ostensivas e
vigilância no território do município, atuando de forma técnica, com proficiência e
legalidade quando necessário, repressivamente no combate ao crime e nas ações
de ordem pública;
- Exercer as competências de trânsito que lhe forem conferidas nas vias e
logradouros municipais.
4. SAÚDE
- Criação de protocolos de atendimento médico;
- Construir o Hospital municipal/regional;
- Ampliação das parcerias com instituições privadas para atendimento de exames e
cirurgias;
- Manutenção e adaptação das vagas criadas recentemente com recursos
destinados para tratamento da Covid para realização de procedimentos eletivos;
- Proporcionar treinamento humanizado e continuado de pessoal em todas as
áreas de atendimento ao cidadão;
- Programa de orientação à população para busca correta de atendimento nos
locais apropriados;
- Investir em programa de prevenção de doenças, através de campanhas
educativas e atendimentos de profissionais das unidades de Saúde da Família;
- Racionalizar a rede de postos de saúde, otimizando o atendimento em conjunção
com o transporte de pacientes;
- Implantar sistemas de avaliação de satisfação dos munícipes;
- Envidar esforço especial para agilizar e modernizar o agendamento de consultas;
- Fortalecer os programas de atendimento à gestante e crianças recém-nascidas
que já foram referência na cidade.
5. EDUCAÇÃO
- Implantar um programa de capacitação aos funcionários;
- Implantar o projeto “Escola Modelo”, com salas especializadas (disciplina),
armários nos corredores, com controle de presença (eletrônico/informatização) dos
alunos;
- Realizar as aulas de reforço EAD;
- Criar grupo de estudos visando a elaboração de um programa de bonificação por
resultados aos profissionais da educação.
6. TURISMO
- Divulgação dos pontos turísticos: GUIA TURISTICO, FOLDER, PANFLETOS,
VIDEOS;
- Criação de parcerias público-privadas para a exploração de pontos turísticos;
- Criação de rotas turísticas para visitação.
7. AÇÃO SOCIAL (Bem-estar Social)
- Programa de acompanhamento continuado de famílias em vulnerabilidade,
abaixo da linha da pobreza, promovendo a liberdade econômica e independência
dessas famílias;
- Aperfeiçoamento do cadastro único dos cidadãos. Isso permite um histórico de
atendimento por cidadão e não por atendimento para ter domínio da real situação da
população em vulnerabilidade;
- Programas distintos para pessoas em pré-situação de rua e pessoas em
situação de ruas, realidades diferentes que precisam de projetos específicos;
- Fortalecer parcerias com organizações sociais de apoio às pessoas em situação
de rua para melhoria da estrutura de acolhimento na cidade;
- Envolvimento da Defensoria Pública e demais entidades jurídicas para uma
linha de atendimento mais acolhedora e menos ofensiva com as pessoas em
situação de rua;
- Convênio com universidades para atendimento psicológico de pessoas em
situação de rua e mulheres vítimas de violência, com supervisão técnica;
- Fortalecimento de ações conjuntas de secretarias com Ongs e instituições de
atendimento à pessoa com deficiência, com a elaboração de um cadastro com a
situação desta população para melhorar o atendimento nos mais diversos
programas da Prefeitura;
- Intercâmbio de informações entre instituições de atendimento à pessoa com
deficiência e escolas da Rede Municipal para aprimorar o atendimento da escola
8. ESPORTE, LAZER E JUVENTUDE
- Parcerias com Ongs e associações comunitárias que atendem crianças, levandoas
para dentro das escolas;
- Fortalecer programas de incentivo ao esporte de rendimento;
- Criação de Olimpíadas Municipais entre as escolas municipais para incentivar a
prática esportiva desde a Educação Infantil;
- Incentivo aos esportes de rua, que incentivem as crianças e jovens a prática de
esportes ao ar livre;
- Implantar parcerias com a iniciativa privada para aumentar o investimento no
esporte amador;
- Exigir a contrapartida social da Lei de Incentivo ao Esporte.
9. INDUSTRIA E COMÉRCIO:
- Criação do Programa Cidade Amiga do Empresário;
- Programa de apoio de licitações para as empresas locais;
- Programas para geração de negócios locais com vistas a aumentar a receita
através de impostos municipais.
- Alvarás (isenção para as empresas se instalarem e gerarem empregos)
- Instalação do CIEE em Ibaiti (integração empresa /escola)
- Parceria com iniciativa privada para criação de pontos de acesso à internet em
locais públicos, residências de estudantes da Rede Municipal, unidades de saúde,
ou outros espaços comunitários, com custo zero para Prefeitura em troca de
benefícios e locais de publicidade.
- Programa Ibaiti do futuro – desburocratizar/simplificar/descentralizar iniciativas de
desenvolvimento
10. CULTURA
- Estabelecer um montante do orçamento anual para aplicação de recursos para a
Cultura, gerando investimento neste setor, trazendo retorno social para a população;
- Destinar um espaço cultural para os artistas da cidade, em conjunto com a
diretoria da Cultura;
- Projeto de incentivo à cultura do contra-turno aos alunos com aulas de ballet,
capoeira, música, teatro, inglês, entre outros;
- Parceira com a Escola Técnica para criação de novos cursos;
- Programa para a Terceira idade (olhar especial);
- Escolha do diretor a partir de lista tríplice de nomes eleitos pelos artistas locais.
11. PROGRAMA DE APOIO À ECONOMIA PÓS-PANDEMIA
- Programa de formação empreendedora com terceiro setor, principalmente com
instituições que trabalhem com geração de emprego e renda.
- Implantação do Fundo de Emergência do Município.
- Ampliar o programa de fomento alcançando, além das startups, os
microempreendedores nas comunidades e negócios socioambientais.
- Programa emergencial de Educação, prevendo o aumento no número de
matrículas após a pandemia.
- Programa especial com tempo limitado para Rede Privada do Ensino Infantil e
Fundamental, tendo critérios definidos para ajuda de custo e bolsas auxílios. O
programa terá validade de um ano.
- Utilizar o setor de turismo como catalizador da retomada da economia e geração
de renda da cidade.
12. EDUCAÇÃO
- Implantação da Escola-modelo, onde as salas serão destinadas e equipadas para
cada disciplina, com a disponibilização de armários para a guarda do material
escolar de cada aluno;
- Fornecimento do kit de material escolar para os alunos;
- Fornecimento de uniformes para os alunos;
- Racionalização da rede de escolas eliminando as salas multisseriadas.
13. GERAÇÃO DE EMPREGOS NOS DISTRITOS
- Descentralizar a visão de geração de empregos somente na sede do município,
buscando a inclusão dos distritos nessas ações.
14. VALORIZAÇÃO DOS SERVIDORES
- Implantação de uma visão de valorização dos servidores, através da modernização
das relações de trabalho, buscando a bonificação por atingimento de resultados;
- Buscar a viabilização do vale-alimentação para todos os servidores da ativa;
- Focar na utilização dos funcionários de carreira no exercício de funções de
confiança e comissão;
- Implementar o aprimoramento contínuo do quadro através de treinamentos in locco
e EAD.
Fonte: A Voz de Ibaiti