PÁGINA INICIAL
NOTICIAS
 

HOJE É SEXTA FEIRA 13 : Por que a data é considerada o dia do azar - Confira 13 superstições para passar sua sexta-feira 13

Publicado em: 13/03/2020

Tudo indica que essa crendice vem de duas lendas da mitologia nórdica.

1 - De acordo com a primeira delas, houve, em Valhalla — a morada celestial das divindades —, um banquete para 12 convidados. Loki, espírito do mal e da discórdia, apareceu sem ser chamado e armou uma briga em que morreu Balder, o favorito dos deuses. Instituiu-se, então, a superstição de que convidar 13 pessoas para jantar era desgraça na certa e esse número ficou marcado como símbolo do azar.

2 - A segunda lenda é protagonizada pela deusa do amor e da beleza, Friga, cujo nome deu origem às palavras friadagr e friday, “sexta-feira” em escandinavo e inglês. Quando as tribos nórdicas se converteram ao cristianismo, a personagem foi transformada em uma bruxa exilada no alto de uma montanha.

Para se vingar, Friga passou a reunir-se, todas as sextas-feiras, com outras 11 feiticeiras, mais o próprio Satanás, num total de 13 participantes, para rogar pragas sobre a humanidade. Da Escandinávia, a superstição espalhou-se por toda a Europa, reforçada pelo relato bíblico da Última Ceia, quando havia 13 pessoas à mesa, na véspera da crucificação de Cristo — que aconteceu numa sexta-feira.

Confira 13 superstições para passar sua sexta-feira 13

Algumas das mais populares crendices foram criadas para incentivar determinados comportamentos

A sexta-feira 13 de março de 2020 chega reavivando em todos seu significado na cultura popular. Um dia em que bruxas estariam soltas e que o azar seria a regra. Será mesmo? Este 13 de março pode ser bom para repassar algumas das superstições que, pelo menos uma vez na vida, se escutam de amigos ou familiares. 

 Por exemplo, existe explicação para a associação da data com má sorte e terror? Conforme pesquisadores bíblicos, a sexta-feira sempre foi de penitência e abstinência por se tratar do dia da semana em que Jesus foi crucificado – daí ser considerado um "dia ruim". 

Os maus presságios ligados ao número 13 também remetem a Jesus – 13 pessoas na Última Ceia, por exemplo. Além disso, o 13 vem para quebrar a plenitude de seu antecessor, o 12 – o número de apóstolos, de tribos de Israel, de signos do zodíaco, entre outras referências.

Ao longo dos séculos, surgiram crendices ligadas à sexta-feira 13. A aura negativa começou a se popularizar em 1907, com o lançamento do livro Sexta-feira 13, uma história de vingança escrita pelo corretor de ações Thomas Lawson. 

Mas tantas outras superstições surgiram deliberadamente para forçar determinados comportamentos nas pessoas, sempre temerosas do sobrenatural. Abaixo, conheça 13 superstições que podem fazer parte da sua sexta-feira 13.

1)  Receio de gatos pretos

Edu Oliveira / Arte
Edu Oliveira / Arte

Na Idade Média, os pequenos felinos eram associados ao azar pela sua pelagem escura. O preto sempre esteve ligado às trevas, à ausência da luz, que era associada ao divino. Mas hoje, felizmente, qualquer tutor de bichanos dessa cor sabe o quanto isso está longe da verdade. Pelo contrário, os relatos são de que o bichinho só traz sorte e alegria para quem os tem por perto.

2) Espelho quebrado: sete anos de azar?

Essa crença é herança dos romanos. Na Antiguidade, "adivinhos" enchiam um recipiente com água para prever o futuro das pessoas. O indivíduo olhava para o seu reflexo: se o copo quebrasse, era um péssimo presságio. Os setes anos foram um bônus dos romanos, que acreditavam que a renovação da vida do ser humano acontecia durante esse período. Passado o tempo, a pessoa estava livre da "maldição".

3) Derrubar sal seria sinônimo de má sorte

Durante o Império Romano, o sal era uma mercadoria muito valiosa por preservar os alimentos, mas consegui-lo era difícil. Por isso, os comerciantes inventaram essa superstição – para evitar prejuízo e desleixo com o produto. 

4) Não abrir guarda-chuva dentro de casa

O uso de guarda-chuva ficou popular durante a Era Vitoriana, século 19. Os primeiros tinham mecanismos pontiagudos que poderiam causar sérios ferimentos a alguém. Para evitar quaisquer problemas, as pessoas começaram a espalhar que abri-los dentro de casa era sinônimo de azar. Parece que a moda pegou. 

5) Seria melhor entrar com o pé direito

Mais uma herança romana. O anfitrião da casa pedia aos convidados para cumprirem uma regra: entrarem no cômodo com o pé direito. Segundo o costume, isso evitaria que algo de ruim acontecesse na casa ou em algum evento que estivesse sendo realizado. O hábito seria motivado pelo fato de que, no latim, a palavra usada para designar "esquerda" era "sinistra".

6) Dizer"tchau" em cima de uma ponte

Segundo o dicionário, uma ponte é qualquer estrutura que liga duas partes idênticas. O fato de se despedir sobre ela estaria ligado ao mesmo sentido de quebrá-la, ou seja, a ligação acabou e você nunca mais verá aquela pessoa.

7) Viu uma escada? Não passe por baixo

Vale para qualquer uma que estiver apoiada ou aberta, formando um triângulo. Para a Igreja Católica, a forma geométrica representa a Santíssima Trindade: passar no meio dela quebraria o equilíbrio entre o Pai, o Filho e o Espírito Santo. Os egípcios também acreditavam na relação entre o triângulo e seus deuses.

8) Deixar o chinelo com a sola para cima poderia  matar a mãe da casa

Possivelmente, criada nos anos 1960, quando muitas ruas ainda eram feitas de barro, essa superstição foi uma "ajudinha" para as donas de casa que sempre pediam para as crianças tirarem os sapatos antes de entrar. Como elas nunca obedeciam, as mães tomaram medidas radicais.

9) Colocar a mala no chão faz o dinheiro acabar

Se você acredita que o inferno é logo abaixo de nós, talvez essa superstição faça mais sentido. Ela está ligada ao fato de que os demônios habitam nosso chão e, por isso, "passariam a mão" na sua fortuna.

10) Nunca sirva refeições para 13 pessoas

Antigamente, as pessoas acreditavam que, se alguma refeição fosse servida para 13 pessoas, a primeira a se levantar da mesa morreria. O número também ficou marcado como um sinal de mau presságio por ser a quantidade de pessoas que estavam sentadas na mesa da última ceia de Jesus.

11) Para afastar maus espíritos, bata três vezes na madeira

Acredita-se que essa superstição seja uma herança dos índios norte-americanos. As tribos tinham o costume de bater três vezes nas árvores para pedir proteção aos deuses quando sentiam um perigo próximo. Eles acreditavam que suas entidades divinas estavam presentes nos troncos ou na natureza.

12) Nunca deixe facas cruzadas sobre a mesa

Não se sabe ao certo a origem dessas superstição. Acredita-se que tenha começado com os judeus e muçulmanos que migraram para Portugal, fugindo da inquisição espanhola. Ao chegarem em solo português, foram obrigados a se converter ao cristianismo e, assim, foram denominados "cristãos-novos". Eles mantiveram os seus costumes em segredo, acreditando que as facas cruzadas remetiam a uma cruz e, por isso, seriam um sinal de azar.

13) Para quem quiser, há amuletos para sorte

Ferradura – Diz a lenda que um ferreiro inglês, a pedido do cliente, colocou ferraduras nos pés do seu freguês. Ao perceber que o indivíduo era o diabo, fez com que o serviço fosse o mais doloroso possível até a entidade pedir clemência. Desde então, quem coloca uma ferradura na porta de casa está protegido contra os maus espíritos.  

Pé de coelho – Não se sabe ao certo quando isso começou. Pode ter vindo do Hoodoo, uma forma tradicional de magia popular afro-americana, praticada nas Américas, que relacionavam o animal com bons presságios.

Trevo de quatro folhas – Acredita-se que seus "poderes" estejam relacionados à sua raridade na natureza. Muitas culturas também associavam sorte ao número 4, que também representa os pontos cardeais, as estações do ano e os elementos terra, ar, fogo e água.

Fonte: Super Interessante

Mais fotos

MAIS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE