PÁGINA INICIAL
NOTICIAS
 

FORÇA TAREFA: Gaeco e MPPR cumprem 17 mandados de prisão e de busca e apreensão

Publicado em: 05/10/2021

O Ministério Público do Paraná, por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), integrando força-tarefa juntamente com a Polícia Civil, a Polícia Militar e o Departamento Penitenciário do Paraná (Depen) participa nesta terça-feira, 5 de outubro, do cumprimento de 17 mandados de prisão e 17 mandados de busca e apreensão no âmbito da Operação Progresso, voltada a desarticular organização criminosa com atuação a partir de presídios em diferentes estados do país. As ordens judiciais, autorizadas pela 5ª Vara Criminal de Londrina, são cumpridas em residências e unidades prisionais em diversos municípios paranaenses.

Treze dos alvos dos mandados de prisão já estavam presos ou foram detidos no curso da apuração – 12 no Paraná, sendo a maior parte em Londrina, e um no Centro de Detenção Provisória de Bauru (SP). Os outros quatro estavam em liberdade nos municípios de Londrina, Ivaiporã e Francisco Alves.

Apuração – As investigações que antecederam a deflagração da operação tiveram início em outubro de 2020, quando a Secretaria Estadual de Segurança Pública instaurou, na região de Londrina, uma força-tarefa com a participação de agentes da Polícia Civil, da Polícia Militar e do Departamento Penitenciário, em conjunto com o Ministério Público do Paraná. O objetivo é identificar e reduzir as fontes financeiras da organizacão, que utiliza principalmente o tráfico de drogas. A apuração teve como foco, portanto, a cúpula do grupo que geria a venda de drogas em prol da organização criminosa em todo o estado do Paraná, dentro e fora dos presídios.

Desde o início das investigações, foram efetuadas sete prisões decorrentes de mandados de prisão e 15 prisões em flagrante, além de cumpridos quatro mandados de busca que resultaram na apreensão de drogas (11 quilos de cocaína, 1,3 quilos de crack e 3,2  quilos de maconha), duas armas de fogo, munições e veículos.

MATÉRIA DA POLICIA CIVIL DO PARANÁ PCPR

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) está nas ruas, desde as primeiras horas desta terça-feira (05), para cumprir 34 ordens judiciais, sendo 17 mandados de prisão preventiva e 17 mandados de busca e apreensão.

Os alvos são integrantes de uma organização criminosa que atua dentro e fora dos presídios.

Os mandados estão sendo cumpridos em imóveis residenciais e unidades prisionais do Paraná e São Paulo.

A operação conta com o apoio da Polícia Militar do Paraná, Departamento Penitenciário Estadual e o Ministério Público Paraná.

As investigações tiveram início no segundo semestre de 2020, com a finalidade de desarticular parte da organização criminosa que atua com o tráfico de drogas.

No decorrer de um ano, as investigações já possibilitaram 15 prisões em flagrante, sete prisões decorrentes do cumprimento de mandados de prisão expedidos pela justiça e quatro cumprimentos de mandados de busca e apreensão.

Também foram apreendidos 11 quilos de cocaína, 1,3 quilo de crack e 3,2 quilos de maconha, além de duas armas de fogo, munições de calibre 38, 380, e .40, um veículo e anotações de contabilidade e controle de estoque de drogas.

 




Fonte: Assessoria de Comunicação MPPR

Mais fotos

MAIS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE