PÁGINA INICIAL
NOTICIAS
 

Detentas produzem máscaras para prevenção do coronavírus

Publicado em: 01/05/2020

Presas de Santo Antônio da Platina e Ibaiti participam de projeto desenvolvido pelo Depen com parceria da comunidade

Um projeto desenvolvido pelo Departamento Penitenciário do Paraná (Depen) em parceria coma os Poderes Executivo, Judiciário, Ministério Público Estadual (MPPR), entidades religiosas e, principalmente da comunidade, envolvendo presas das cadeias públicas de Santo Antônio da Platina e Ibaiti na produção de máscaras de proteção individual, está sendo fundamental para a prevenção da Covid-19 e para a ressocialização das próprias detentas.

Em Santo Antônio da Platina, o projeto teve início na semana passada (quarta-feira, 22). Seis das quarenta presas custodiadas na unidade trabalham na produção de aproximadamente 150 máscaras por dia. Para cada três dias de trabalho as presas são beneficiadas com um dia de redução na pena.

De acordo com o gestor das cadeias públicas de Santo Antônio da Platina e Ibaiti, Tide Camilo, o maquinário para a confecção das máscaras foi cedido pela prefeitura, e todo o material para a produção das peças doado pela comunidade.  Há suporte voluntário de costureiras e de um técnico para a manutenção das máquinas. Os beneficiários são pessoas carentes, sob coordenação de destruição feita pela Secretaria de Assistência Social.

Em Ibaiti, na quarta-feira (29), o Depen entregou 1.180 máscaras à prefeitura, produzidas pelas presas da cadeia local, que também serão doadas à população carente e para profissionais da saúde.

Nos próximos dias, ambos os projetos receberão material do próprio Departamento Penitenciário da Paraná para a produção de máscaras em grande escala. Conforme o gestor do Depen, o prefeito de Ibaiti, Antonely Carvalho, já solicitou a produção de 20 mil unidades para distribuição no município.

 

Fonte: TanoSite

Mais fotos

MAIS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE