PÁGINA INICIAL
NOTICIAS
 

Definidas regras para reabertura do comércio de Jacarezinho

Publicado em: 23/04/2020

Comércio em geral retoma atividades regulares segunda-feira, mas com série de restrições sanitárias

Estão definidas as regras que pautarão o funcionamento do comércio em geral de Jacarezinho, com retomada das atividades prevista para a próxima segunda-feira (27). O decreto municipal 7329/2020, publicado no fim da tarde de quarta-feira (22), estabelece uma série de medidas preventivas à proliferação da Covid-19 que devem ser obrigatoriamente cumpridas por comerciantes, funcionários e clientes.

Todo comércio considerado não essencial no município está com as atividades suspensas desde o fim de março, a exemplo do que aconteceu em praticamente todo Estado, como forma de tentar reduzir a disseminação da covid-19.

A partir de segunda-feira bares, lanchonetes e restaurantes podem ter atendimento ao público de segunda a sexta-feira até às 20h e aos sábados até às 14h. À partir destes horários apenas o serviço de delivery está liberado. A medida, contudo, não se aplica aos comércios localizados às margens de rodovias, que podem ter expediente diário em horários abrangentes para atender caminhoneiros.

De forma geral esses estabelecimentos devem permitir a entrada em suas dependências de no máximo 50% da sua capacidade máxima (segundo as especificações de capacidade do Corpo de Bombeiros), manter mesas com distanciamento de 2 metros, suspender o serviço de self service para evitar filas e contatos com talheres e outros objetos de uso comum, disponibilização de álcool 70% e obrigatoriedade por parte de funcionários na utilização de máscaras e toucas, além de recomendações rígidas com relação a higienização de todos os objetos.

Os demais comércios, de forma geral, poderão ter expediente de segunda à sexta-feira das 10h às 16h mantendo a porta entreaberta, com fornecimento de máscaras para funcionários e clientes, assim como álcool 70%, controle de lotação de 1(um) cliente a cada oito metros quadrados, respeitando ainda o número de dois clientes por caixa de pagamento em funcionamento, com limite máximo de quatro clientes ao mesmo tempo no ambiente interno do estabelecimento, se a metragem do ambiente assim permitir. Deverá haver escalas de funcionários, com regular checagem do quadro de saúde dos mesmos.

Já a feira livre do município funcionará às quartas-feiras das 14h às 20h e aos domingos das 8h às 14h, com distanciamento de três metros entre as barracas, disponibilização de álcool 70%, obrigatoriedade do uso de máscaras para trabalhadores e frequentadores, proibição de mesas e cadeiras para os consumidores, assim como proibição da comercialização de bebidas alcoólicas, e a restrição entre atendentes que manusearão alimentos dos que receberão os valores das vendas. 

Por fim, as indústrias de Jacarezinho devem fornecer máscaras e álcool 70% para funcionários, higienização frequente de sanitários, adoção de escalas de trabalho e monitoramento do quadro de saúde dos mesmos.

Vale lembrar que permanece suspensa a realização de todos os eventos públicos ou particulares, de qualquer natureza, como shows, cultos, eventos em casas noturnas, funcionamento de academias, realização de formaturas, casamentos, sessões de cinema ou teatro, simpósios, eventos esportivos, entre outros que possam causar aglomerações.

 

Fonte: Tribuna do Vale

Mais fotos

MAIS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE