PÁGINA INICIAL
NOTICIAS
 

BR 153 - IBAITI - FINALMENTE ESTÃO SENDO INSTALADAS LOMBADAS ELETRÔNICAS

Publicado em: 10/06/2019

Finalmente estão sendo instalados as lombadas eletrônicas em Ibaiti ao longo da BR 153, depóis de retirados os radares antigos que ocasionaram uma série de acidentes e muitos fatais.

Segundo apurado serão dois novos instalados, um na travessia da Vila Santo Antonio, e outro pouco depois do posto do SAMÚ, embora o mais importante seria um estudo viário na altura da Pista da Saúde, em frente ao Auto Posto Transbrasiliana. A construção do viaduto que dá continuidade na Marginal seria tambem outro ponto a ser revisto, pois a falta do mesmo obriga motoristas urbanos a adentrarem a BR com o propósito de seguirem percurso em sentido da Vila Itália, os funcionários que instalam os radares, disseram à nossa reportagem que dentro de 15 dias estarão em pleno funcionamento.

RELEMBRE MATERIA ANTERIOR:

MOVIMENTO BR 153/IBAITI

Os dispositivos de segurança certamente não são as prioridades do governo, pois em novembro de 2017 por determinação do DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes), mais de 90 radares fixos foram desativados nas rodovias federais do Paraná e Santa Catarina.

A medida atingiu os três radares fixos da BR-153 que cortam de Ibaiti até Conselheiro Mairinck. Um deles instalado próximo à curva do bairro Vila Santo Antônio (Ibaiti), outro no entroncamento da PR trevo de Japira, e outro no trevo de acesso à Conselheiro Mairinck.

Os três equipamentos registravam mais de 50 abusos de velocidade por dia, chegando à média de aproximadamente 1.500 notificações mês, mas mantinham a rodovia um pouco mais segura aos usuários e moradores das redondezas.

O entroncamento da BR-153 com a PR que dá acesso às cidades de Japira, Jaboti, Pinhalão entre outras, em frente à Cooperativa Integrada, ficou conhecido por “trevo da morte”, pois antes da instalação do radar fixo, nove pessoas haviam morrido em acidentes.

Grande parte dos acidentes com vítimas fatais ocorreram após a restauração da pista, que se tornou mais rápida, pois longas descidas, com asfalto novo, livres de controle de velocidade, convidavam a isso. Na reforma foram gastos milhões de reais, mas muito pouco foi feito em favor da segurança.

A BR 153 é considerada a 4ª maior rodovia do país com 4.355 km de extensão, chamada de “Transbrasiliana”, segundo o DNIT é uma rodovia estratégica para o país, pois liga o Norte ao Sul do país.

 

 

Fonte: A Voz de Ibaiti

Mais fotos

MAIS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE