PÁGINA INICIAL
NOTICIAS
 

ÚLTIMO DIA: Prazo para tirar o título de eleitor termina nesta quarta; tire suas dúvidas

Publicado em: 04/05/2022

Jovens de 16 a 18 anos tem apenas até esta quarta-feira para tirar o título de eleitor e garantir o voto nas eleições de outubro. O prazo é o mesmo para quem deseja regularizar o documento ou transferir o domicílio eleitoral e garantir o voto nessas eleições. A solicitação do documento pode ser feita até as 23h59 de hoje por meio do sistema Título Net, no site do TSE.

A Justiça Eleitoral recomenda que os eleitores utilizem o atendimento on-line, mais rápido e fácil. Em caso de dificuldade no acesso, vale procurar a zona eleitoral mais perto de sua residência. É fundamental levar documento de identidade e comprovante de residência.

Nesta quarta-feira, os horários do TRE-RJ serão ampliados de acordo com a demanda. Segundo o tribunal, todo eleitor que estiver na fila às 19h — fim do expediente — receberá uma senha e será atendido.

De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), entre segunda e terça-feira, foram realizados 640 mil solicitações no Título Net e 527 mil requerimentos de alistamento eleitoral nos cartórios. Um total de 1,1 milhão de atendimentos em 36 horas. Ó número de atendimentos sobre o título bateu recorde este ano: já foram feitas 7.209.913 até esta terça-feira. Para comparação, em 2018, foram 5.401.285.

Confira o passo a passo de como tirar o título

Quem pode votar

 

Para quem é menor de idade, o voto é opcional. Para quem deseja participar do processo eleitoral, é preciso ter 16 anos completos até a data do primeiro turno (2 de outubro). Para obter o título, basta acessar o sistema Título Net, no site do TSE.

 

Solicitação do título

 

Ao acessar a primeira página, informe o estado no qual reside e, na janela seguinte, selecione "título de eleitor" e marque a opção "não tenho". Alguns dados serão solicitados como nome completo, e-mail, número da carteira de identidade e local de nascimento. É preciso enviar os seguintes documentos:

 

- Documento oficial de identificação;

- Comprovante de residência atualizado;

- Uma foto tipo selfie segurando o documento de identificação;

- Para os homens com idade entre 18 e 45 anos, é preciso enviar o comprovante de quitação com o serviço militar. Como tirar o titulo 2022

Após o envio, os documentos serão analisados pela Justiça Eleitoral. As fotos devem estar legíveis para a solicitação ser feita. Um cartório eleitoral receberá as informações, e o acompanhamento do requerimento deve ser feito pelo site.

Regularização do documento

 

Para quem deseja regularizar o título de eleitor, acesse o Atendimento ao Eleitor na aba "Consulte a situação do título eleitoral". Caso tenha alguma pendência, clique em "Regularizar título eleitoral cancelado ou suspenso". Na próxima tela, será possível quitar débitos.

 

Se o problema for multa, o eleitor precisará desembolsar R$ 3,50 por cada turno que não tenha justificado a falta. Após realizar o pagamento é necessário esperar que a Justiça Eleitoral identifique o pagamento e dê baixa no débito.

Depois de quitar as pendências, o eleitor deverá dar início a regularização do nome. Será necessário enviar dados pessoais e alguns documentos digitalizados:

- Comprovante de residência;

- Identidade com foto;

- Quitação do serviço militar para homens de 18 a 45 anos;

- Comprovante do pagamento da multa eleitoral.

Transferência de local de votação

 

Para quem quer transferir o título, basta acessar o item desejado na aba de Atendimento ao Eleitor e preencher os dados requisitados. Em caso de transferência do domicílio eleitoral, é preciso residir há pelo menos três meses no novo município e já ter um ano de cadastro como eleitor no TSE ou da última transferência do título. No caso de moradia fixa no exterior, a solicitação precisa ser feita no consulado ou na embaixada do Brasil.

Para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida que queiram votar em outra seção ou local de votação, é preciso comparecer entre o dia 18 de julho e 18 de agosto em um cartório eleitoral para realizar o pedido. Como transferir título 2022

No dia 11 de julho, o TSE divulgará o número oficial de eleitores considerados aptos a votar nas eleições de 2022, e entre 5 de julho e 3 de agosto, os juízes eleitorais deverão nomear os eleitores que serão mesários e darão apoio logístico nos locais de votação.

Após as eleições, aqueles que não tiverem votado no primeiro turno têm até o dia 1º de dezembro para apresentar a justificar a ausência no portal online do TSE ou no próprio cartório eleitoral.

Fonte: TSE

Mais fotos

MAIS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE