PÁGINA INICIAL
NOTICIAS
 

UFPR pode suspender aulas; decisão vai ser tomada domingo. Veja o que diz o reitor

Publicado em: 14/03/2020

Em reunião de emergência, a Universidade Federal do Paraná (UFPR) decidiu que pode suspender as atividades didáticas a partir de segunda-feira (16). O prazo inicial é de 15 dias, mas é provável uma continuidade posterior a esse prazo. Os epidemiologistas estipulam um prazo de até dois meses, mas foi determinada uma avaliação ao final dessas duas semanas. A reunião aconteceu na na sala dos Conselhos da UFPR, reunião de emergência convocada pelo reitor Ricardo Marcelo Fonseca com a Comissão de Acompanhamento e Controle de Propagação do Coronavírus, mais os diretores de setor de todos os campi, pró-reitores e superintendentes da universidade, para avaliação das condições de enfrentamento do COVID-19 na instituição.

A tendência é que outras universidades do Estado, inclusive as particulares, também sigam a mesma linha da UFPR. A decisão deve ser tomada em encontro das quatro principais universidades de Curitiba (UFPR, UTFPR, PUCPR e Positivo), neste domingo pela manhã (15), na UFPR. 

"Ficou acertado, porém, que a decisão sobre suspensão de atividades das quatro maiores universidades do Paraná — UFPR, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Positivo e Pontifícia Universidade Católica (PUC) –, e os termos em que eventualmente ela ocorrerá, será tomada durante uma deliberação fechada marcada para este domingo (15) na UFPR. As opiniões levantadas durante a reunião interna desta sexta serão levadas pela reitoria da UFPR para o debate", diz texto no site da UFPR.

A Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) informou que as aulas estão mantidas, mas suspendeu várias atividades, entre elas, eventos extracurriculares com aglomeração de 50 pessoas ou mais, como palestras, todas as atividades do Núcleo de Aprendizagem da Pessoa Idosa (NAPI), por se tratar de um grupo de risco, missas e demais atividades na Paróquia Universitária Jesus Mestre, além de algumas atividades de campo da Escola de Medicina. Também ficam suspensas todas as ações de esporte e cultura, conforme orientação detalhada que será enviada pelo setor. Além dessas ações, a PUCPR orienta seus estudantes e colaboradores que porventura encontram-se em viagem internacional que permaneçam em isolamento domiciliar por um período de 14 dias, afastados de suas atividades acadêmicas. "PUCPR está seguindo as orientações da Secretaria de Saúde e demais órgãos oficiais e organizando um plano de contingência específico para minimizar os impactos caso se torne preciso suspender as atividades. A partir de avaliações diárias serão divulgados novos boletins com informações atualizadas", diz nota da instituição. Mais informações pelo telefone (41) 3271-1515 (selecione a opção 0) ou pelo e-mail coronavirus@pucpr.br imediatamente após o seu retorno ao Brasil, no intuito de receber informações adicionais e referentes a questões acadêmicas.

A Universidade Tuiuti disse, em nota, que  até o momento, está seguindo a orientação das autoridades responsáveis e irá manter as aulas.

A Universidade Positivo (UP), por meio de seu Comitê de Acompanhamento do coronavírus, orientou alunos em um comunicado enviado nesta sexta (13), em primeiro lugar, que o aluno com suspeita ou sintoma de coronavírus não deve comparecer às aulas ou atividades coletivas. Quem  estiver nesta situação deve entrar em contato com a Universidade Positivo, das 8h às 20h, pelo telefone (41) 3317- 3000, opções “2” (Já sou aluno) e “1” (Assuntos acadêmicos), para relato do caso e recebimento de orientações acadêmicas, registro de protocolo e apresentação de documentos. A Universidade Positivo informou ainda que o aluno não terá prejuízo acadêmico em relação ao período em que estiver afastado das atividades. As atividades acadêmicas previstas para os alunos em todas as unidades da UP permanecem confirmadas até o momento. As orientações dadas neste comunicado estão sujeitas à atualização, podendo ser modificadas a qualquer momento.

A decisão da UFPR foi tomada diante do avanço dos casos no Paraná e no Brasil.  O número de casos suspeitos de coronavírus subiu no Paraná. Na quinta-feira (12) eram 54 casos em investigação e novo boletim divulgado nesta sexta-feira (13) foi a 72. Cinco casos foram descartados em Curitiba e 18 novos suspeitos foram incluídos – Curitiba (3), São José dos Pinhais (1), Ponta Grossa (3), Foz do Iguaçu (1), Cascavel (3), Umuarama (1), Cianorte (1), Maringá (2), Londrina (3). O município de Umuarama ainda não havia registrado suspeita da doença na região.A Sesa segue monitorando os seis casos confirmados. Os pacientes permanecem em isolamento domiciliar, sem alteração no quadro clínico.

Fonte: Barulho Curitiba

Mais fotos

MAIS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE