PÁGINA INICIAL
NOTICIAS
 

Temperaturas sobem e pode fazer 40ºC no Paraná nesta terça-feira

Publicado em: 10/09/2019

Calor. Desde o domingo (8) as tardes no Paraná estão quentes, mesmo na Capital.

As temperarturas nos últimos dias ficaram acima dos 30ºC na maioria das regiões, mas nesta terça-feira (10) deve subir mais ainda. No Noroeste do Estado, a previsão era de que os termômetros atingissem a marca dos 40ºC (Paranavaí e Loanda).

No Norte do Estado as temperaturas também ficam altas, na casa dos 38ºC. Em Curitiba também faz calor, com máxima prevista de 31ºC.

O calor intenso nestes últimos dias do inverno também fizeram com que a umidade relativa do ar ficasse baixa. No Oeste e Noroeste do Paraná o índice ficaou abaixo dos 18%, o que indica estado de alerta. Na Capotal a umidade bateu em pouco mais de 32%, ainda dentro do nível de atenção.

Mas em Curitiba, as temperaturas altas devem dar uma trégua no fim de semana. Na sexta (13), a máxima fica em 20ºC. Na semana seguinte volta a fazer calor, porém, o primeiro dia da primavera, dia 23 de setembro, deve ter marcas baixas — entre 11 e 17 graus.

Clima quente e seco é um risco para a saúde

Clima quente e baixos índices de umidade são uma preocupação para a saúde. Assim, a recomendação é que a população tome medidas de proteção para o enfrentamento das temperaturas muito elevadas. As orientações devem ser reforçadas principalmente para as crianças, idosos, doentes crônicos, grávidas, pessoas com mobilidade reduzida, trabalhadores com atividade em ambientes abertos, praticantes de atividade física e pessoas que vivem isoladas.

Entre as recomendações estão o aumento da ingestão de água ou sucos de fruta natural, sem açúcar, e evitar o consumo de bebidas alcoólicas. Evitar a exposição direta ao sol principalmente entre as 11 e as 17 horas, procurar ambientes frescos e arejados ou climatizados, usar protetor solar e roupas confortáveis, se possível chapéu de aba larga, além do consumo de comidas mais leves.

Fonte: BemParana

Mais fotos

MAIS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE