PÁGINA INICIAL
NOTICIAS
 

SUPERLUA: Terceira e última do ano gerou belas imagens ao redor do mundo (veja as fotos)

Publicado em: 12/08/2022

Em 2022 todo mundo teve três chances para apreciar a Superlua de Esturjão. O fenomeno oc orreu novamente na noite de ontem (11/08) e nesta madrugada de sexta (12/08) e, novamente, aconteceu um show nos céus. A foto acima foi feita em Atenas, na Grécia, e mostra o fotógrafo, que colocou o deus grego Poseidon "próximo" da lua.

De acordo com Rodolfo Langhi, coordenador do Observatório de Astronomia da Unesp (Universidade Estadual Paulista), uma superlua acontece quando a Lua está em sua fase cheia e passa pelo ponto de menor distância em relação à Terra. 

"A Lua gira em torno da Terra em praticamente um mês, e ela passa por dois pontos: um mais distante da Terra — chamado apogeu — e o outro mais próximo — chamado perigeu. Mas, se coincide de ser Lua Cheia quando ela passa pelo ponto mais próximo, então temos uma Lua Cheia de Perigeu, ou popularmente conhecida como superlua", explica o especialista.

Langhi ainda comenta que os fenômenos relacionados com a Lua recebem nomes diferentes conforme a cultura de cada país, dos costumes locais e da época do ano.

Segundo o almanaque americano The Old Farmer's Almanac, o nome Superlua de Esturjão tem relação com agosto, mês em que essa espécie de peixe é encontrada em maior quantidade nos Grandes Lagos na América do Norte, um conjunto de lagos localizado entre o Canadá e os Estados Unidos.

Fonte: National Geographic

Mais fotos

MAIS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE