PÁGINA INICIAL
NOTICIAS
 

SIQUEIRA CAMPOS: Maio tem 30 mortes e explosão de casos da Covid-19

Publicado em: 01/06/2021

O município de Siqueira Campos segue em uma luta constante contra a propagação do vírus da Covid-19 e a tão temida “Terceira onda” parece ter chegado população siqueirense que, infelizmente, tem visto o número de diagnósticos positivos aumentar e pessoas morrerem enquanto aguardam uma vaga na UTI (Unidade de Terapia Intensiva).

A Folha realizou um comparativo entre os números do último dia do mês de abril e o último dia do mês de maio, os resultados são assustadores e colocam o município em alerta máximo em relação às consequências da doença.

No dia 30 de abril, os números do informe mostravam 2.650 casos positivos da doença, dos quais 2.254 pessoas já haviam se recuperado da doença. Naquele momento, havia 362 casos ativos da doença na cidade e 20 pacientes internados. Até então, Siqueira Campos havia registrado 34 óbitos causados pela Covid-19 no município.

Já a partir do dia 1º de maio o cenário mudou e as coisas ficaram mais complicadas. Devido ao feriado, o primeiro boletim informativo da Covid no mês foi divulgado no dia três, o qual mostrava 2.723 diagnósticos positivos da doença, 2.380 pacientes recuperados e 305 casos ativos. Os únicos números que baixaram em um intervalo de três dias foram o de casos ativos e pacientes internados, porém, quatro pessoas morreram e quantidade de óbitos relacionados à doença foi a 38 desde o início da pandemia, isso apenas nos três primeiros dias do mês.

Se já nos primeiros dias do mês os indícios eram de que as coisas não seriam fáceis, os números do boletim divulgado nesta segunda-feira (31) mostram que maio foi um dos piores meses da pandemia em Siqueira Campos. De acordo com o informe, desde o primeiro caso já foram diagnosticados 3.498 pacientes com a Covid, dos quais 3.152 se recuperaram da doença e infelizmente 65 vieram a óbito.

Assim, no mês foram diagnosticados 848 novos casos da doença no município, além de 31 pessoas que perderam a vida para o novo coronavírus, média diária de uma morte. O informe ainda aponta 281 casos ativos da doença em Siqueira Campos, dos quais 17 pacientes seguem internados, alguns a espera de uma vaga em leito de UTI, como no caso de Luiz Carlos Pedroso, de 59 anos, que faleceu na noite deste domingo (30) a espera de um leito.

Comitê da Covid

Na ultima sexta-feira (28), houve uma reunião do Comitê da Covid em Siqueira Campos para discutir a situação da doença no município. De acordo com informações do radialista Claret Coutinho, a equipe se mostrou indignada com o que foi relatado pelas equipes de vigilância que fazem a fiscalização do cumprimento das medidas de prevenção na cidade.

Segundo relatos dos fiscais, há registros de comerciantes que descumprem as regras de prevenção em seus estabelecimentos e o pior, pessoas contaminadas com a doença circulando pela cidade quando na verdade deveriam estar cumprindo isolamento domiciliar. Os relatos dos agentes revoltaram o presidente do Comitê, João Amaral. Em um dos casos, o comerciante estaria atendendo pessoas contaminadas em seu estabelecimento e, em outro, um empresário informou que uma mulher foi ao seu mercado, realizou compras e depois avisou no caixa que estava contaminada com a Covid sugerindo que os funcionários higienizassem o local.

“Isso é resultado da falta de educação, porque enquanto a população não fizer o protocolo que tem que fazer isso vai piorar. Enquanto as pessoas não entenderem que não devem ficar fumando nas calçadas, bebendo em grupo, fumando narguilé, participando de aglomerações e festas clandestinas, não temos mais o que fazer. Não adianta ligar pedindo vaga na UTI porque o tio ou pai está quase morrendo, não está tendo vagas”, disparou Amaral diante da falta de colaboração da população no enfrentamento a doença.

Entre as sugestões levantadas na reunião, está autuação, multa e lacrar locais que não cumprirem os protocolos, seguida de cassação do alvará em caso de reincidência. Também foi sugerido o toque de recolher a partir das 20h00 para bares, restaurantes e atividades afins no município e nas rodovias que estão no perímetro de Siqueira Campos.

A ata da reunião foi encaminhada ao prefeito Luiz Henrique Germano que deve se reunir nesta segunda-feira junto a assessoria jurídica da prefeitura para tomar sua decisão. Assim, fica a expectativa de um novo decreto municipal que venha a atender as necessidades diante da situação da pandemia no município neste momento.

Fonte: Folha Extra

Mais fotos

MAIS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE