Os negócios online são uma realidade e não mais uma opção. Nesse cenário de digitalização, com vendas cibernéticas e impessoais, o Sebrae/PR propõe um movimento de retorno às relações mais próximas entre clientes e empresas. Lançada nesta semana no Paraná, a campanha Compre do Pequeno estimula consumidores a comprar em pequenos negócios locais, bem como a comercialização entre empresas.
Para realizar uma compra há algumas décadas, bastava ir até o comércio do bairro, cumprimentar os vizinhos, pagar ou até mesmo deixar “anotado no caderninho”, como era costume. O tom intimista da relação de confiança e proximidade revelava uma outra forma de consumo, que é exatamente a proposta desta campanha do Sebrae.
“Essa relação histórica de proximidade nos bairros, nas cidades, somadas à capacidade dos empreendedores de pequenos negócios superarem crises e serem a base para uma retomada econômica, justifica a campanha em todo Paraná”, comenta Darci Piana, presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/PR e vice-governador do Estado.
O site da campanha comporta um espaço colaborativo onde o consumidor pode indicar ou buscar um pequeno negócio. Na área “Conheça um pequeno negócio perto de você” é possível encontrar empresas e quem acessa consegue indicar um pequeno negócio, criando um meio digital participativo.
Vitor Roberto Tioqueta, diretor-superintende do Sebrae/PR, enumera a forte presença do segmento em todos setores econômicos. Hoje, no Paraná, são 1.272.040 empresas ativas. Destas, 1.169.404 são micro e pequenas, sendo que 42% do setor de serviços, 35% comércio, 13% indústria, 10% na construção civil e 1% de agro.
Fonte: AEN