PÁGINA INICIAL
NOTICIAS
 

Saúde mantém alerta contra dengue no Norte Pioneiro

Publicado em: 19/09/2019

Número de casos se mantém, mas 19ª Regional de Saúde pede à população que continue com cuidados para prevenir a doença

Os cuidados com a dengue, independente do registro ou não de novos casos, devem ser mantidos de forma rigorosa. O recado é da 19ª Regional de Saúde aos moradores dos 22 municípios do Norte Pioneiro em que o órgão atua. A prevenção no período classificado como “pré-verão” é apontada como fundamental para que novos surtos da doença sejam evitados com a chegada do calor intenso.

Embora a região não tenha no momento um panorama com número alarmante de casos confirmados, ainda existem dados significativos sobre a existência do mosquito Aedes aegypti na área de atuação da 19ª Regional de Saúde e o risco de crescimento rápido da doença é eminente.

Os dois últimos boletins do Estado sobre a situação da dengue no Paraná mostram pouco mais de uma dezena de casos confirmados na região. Vale lembrar, porém, que há alguns meses o município de Jacarezinho enfrentou uma grave epidemia da doença.

O chefe da 19ª Regional de Saúde, Tony Palhares, reforça o discurso de prevenção. “Hoje felizmente não temos números de novos casos que sejam expressivos, mas a preocupação é constante e continuamos pedindo à população que colabore com a limpeza de terrenos e de locais que possam se tornar criadouros do Aedes aegypti”.

O alerta da 19ª Regional de Saúde reforça o pedido feito pelo secretário de Saúde do Paraná, Beto Preto, a todo o Estado sobre a prevenção contra o mosquito Aedes aegypti. Em todo Brasil, por diversos motivos que vão desde o inverno brando até o descuido da população, os casos de dengue têm crescido significativamente.

Vale reforçar a informação que o Aedes aegypti transmite dengue, zika e chikungunya e, segundo informações da secretaria de Saúde do Paraná, o maior número de focos do mosquito encontrados no Estado estão dentro de residências. 

Fonte: TanoSite

Mais fotos

MAIS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE