PÁGINA INICIAL
NOTICIAS
 

S.A.PLATINA: População culpa prefeitura por aumento nos casos de dengue

Publicado em: 19/02/2020

Moradores de Santo Antônio da Platina culpam a prefeitura pelo aumento desenfreado nos casos de dengue no município. Segundo os denunciantes, o recolhimento de galhos e entulho e a fiscalização para notificar e multar proprietário de imóveis em situação irregular são precários e nenhuma medida emergencial foi anunciada até o momento pelo Executivo para resolver os problemas.

Nos últimos dias a Tribuna do Vale, o Tá no Site e A Voz de Ibaiti receberam dezenas de imagens que retratam a realidade em toda a cidade. São amontoados de lixo e entulho à espera de recolhimento que, segundo os moradores, diante da situação crítica que vive o município, sob o risco iminente de uma epidemia de dengue, merecia atenção especial por parte do poder público.

“A prefeitura diz que os moradores devem respeitar o cronograma de recolhimento de galhos e entulho, mas diante do cenário atual da dengue na cidade o trabalho deveria ser diário, pois a própria prefeitura cobra para que façamos a nossa parte. É muita incoerência!”, observa o auxiliar de serviços gerais Marcos de Oliveira Amaro.

Na semana passada moradores denunciaram a falta de manutenção em um imóvel na área central da cidade, que concentra entulhos e objetos que servem como criadouros para a reprodução do mosquito transmissor da dengue. O proprietário foi notificado pela prefeitura, mas uma semana depois o local continua do mesmo jeito, ou talvez pior, pois com a chuva dos últimos dias e o calor intenso registrado no município a situação se agrava ainda mais.

Outro caso semelhante ocorre na rua 24 de Maio. O volume de objetos que servem como criadouro do Aedes aegypti preocupa moradores vizinhos. Um deles, que pediu anonimato, disse que já havia comunicado o problema à prefeitura e que nesta quarta-feira (19) iria formalizar a denúncia por meio do telefone 156, conforme orientado, mas prometendo levar o caso à Polícia Civil e ao Ministério Público Estadual (MPPR) caso nada seja feito. “Não vejo iniciativa por parte do Setor de Fiscalização do município, ninguém é multado nesta cidade por fazer coisa errada. Trata-se de um problema sério de saúde pública, mas os responsáveis parecem não estar nem um pouco preocupados. De que adianta fazer mutirões?”, questiona.

Outro lado

Procurado pela reportagem, o secretário municipal de Obras Everton José Panigada reconheceu a gravidade do problema, porém, disse que a responsabilidade pelas sanções aos infratores é do Setor de Fiscalização da prefeitura, assim como as ações estratégicas devem partir da Secretaria Municipal de Planejamento. “A secretaria de Obras tem feito o possível para atender as demandas a respeito da dengue. Contudo, devo me reunir ainda hoje (ontem) com o prefeito para discutirmos o problema, e a partir de manhã faremos uma força-tarefa para recolher o lixo na cidade”.

Em contato com o Departamento Municipal de Fiscalização, a reportagem foi informada que o responsável pelo Setor, Janderson Antônio Figueiredo, ou o secretário municipal de Planejamento Airton Sérgio Diniz retornaria para os esclarecimentos necessários, o que não ocorreu até o momento.

No fim da tarde, entretanto, a reportagem teve acesso a um documento assinado nesta quinta-feira (19) pelo diretor municipal de Fiscalização, Obras e Posturas, Janderson Antônio Figueiredo e pela diretora municipal de Vigilância em Saúde, Tatiane Nespóli de Andrade Cabrera, que estabelece prazo de 15 dias a proprietários para a manutenção de terrenos em situação irregular. 

 

Fonte: Sites Associados

Mais fotos

MAIS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE