PÁGINA INICIAL
NOTICIAS
 

Santo Antônio sob risco iminente de epidemia de dengue

Publicado em: 15/02/2020

Um dia após a morte da estudante Sofia Altvater, denúncias revelam inúmeros focos da doença e moradores cobram fiscalização

Um dia após a morte da estudante Sofia Maria Altvater Ramos, 15 anos, diagnosticada com suspeita de dengue, denúncias recebidas pela Tribuna do Vale e o Tá no Site revelam inúmeros focos da doença em Santo Antônio da Platina. Os moradores cobram fiscalização efetiva por parte da prefeitura para punir os responsáveis por colocar as próprias vidas e de terceiros em risco. O município registra até o momento 16 casos positivos de dengue e 104 notificações.

Em um dos casos denunciados e confirmado pela reportagem, a situação é bastante crítica e preocupante. Um imóvel localizado na rua Coronel Capucho – área central da cidade, cuja estrutura foi parcialmente demolida, vizinhos fotografaram e filmaram diversos objetos e entulho expostos ao tempo, propiciando ambiente ideal para a reprodução do mosquito transmissor da dengue.

Além do risco que o problema oferece a moradores vizinhos ao local, onde já existe a confirmação de pelo menos três casos positivos da doença, alunos, professores e servidores do Colégio Estadual Rio Branco (mais de 1.200 pessoas) também estão sujeitos a contraírem dengue por conta da falta de conscientização de algumas pessoas.

A gravidade do problema foi levada ao conhecimento da secretária municipal de saúde na manhã desta sexta-feira (14) por uma moradora vizinha ao local, Cristina Patrial, que cobrou urgência nas ações do poder público para impedir o risco iminente de uma epidemia de dengue na cidade. “De que adianta a prefeitura cobrar e a população denunciar se nada acontece para resolver o problema da dengue na cidade? A conscientização das pessoas é fundamental, mas algumas delas parecem não se importar com a gravidade do problema e o poder publico precisa agir”, cobra a moradora.

A secretária municipal de Saúde, Gislaine Galvão, disse ter recebido a reclamação da moradora. Ela enviou uma equipe de agentes de endemias ao local, que confirmou a gravidade do problema. “Os agentes estiveram no local e iniciaram os trabalhos pata eliminar os focos de dengue. O proprietário do imóvel foi notificado e terá o prazo de 15 dias para fazer a limpeza do terreno, ambiente ideal também para animais peçonhentos como: aranhas, cobras e escorpiões”, explicou.

Segundo Gislaine, neste sábado (15) está previsto mais um mutirão contra a dengue nos bairros Jardim Santo André, Jardim Bela Vista, Popular Velha, Jardim São Paulo, Murakami, Vila Galvão, Parque Jandira e Sindicato. O Jardim Santo André registra o maior número de notificações da doença até o momento, 35 no total. O próximo mutirão, cuja data ainda será definida, terá início na rua 19 de Dezembro, no centro da cidade, que contabiliza 19 notificações de moradores com suspeita de dengue até o momento.

Fiscalização

De acordo com o Departamento Municipal de Fiscalização, do início do ano até agora foram feitas mais de 160 notificações a proprietários de terrenos e imóveis sendo estabelecido prazo de 15 dias para as respectivas manutenções, sob pena de multa a quem descumprir o decerto municipal.

Avó lamenta morte de Sofia e cobra responsáveis

Maria Elza Montanheiro Ramos, avó da adolescente Sofia Maria Montanheiro Ramos, foi categórica ao afirmar que a neta morreu em consequência da dengue. Ela usou as redes sociais nesta sexta-feira (14) para cobrar os responsáveis pela limpeza da cidade, que registra acumulo de lixo e entulho em vários bairros, inclusive, em frente à própria casa.

“O que posso dizer de tanta dor que estamos sentindo, de tanto sofrimento, com a perda de uma neta tão amada e querida, que tinha um futuro brilhante pela frente, sempre primeiro lugar em tudo, alegre, carinhosa, agora a perdemos para um mosquito? Não é suspeita, foi dengue que levou nossa querida Sofia. Está foto que postei aqui foi para mostrar o que acontece. Este lixo está na frente da minha casa, que fica no centro da cidade, há mais de uma semana, e dai... (Sic)”.

Outro lado

Procurado pela reportagem, o secretário municipal de Obras, Everton José Panigada, informou que a prefeitura está discutindo ações para priorizar o serviço de coleta de galhos e entulho na cidade, porém, cobrou conscientização à população. “Assim que tomamos conhecimento sobre a manifestação da avó da Sofia nas redes sociais, de quem sou amigo, e de toda a família também, que vive um momento lamentavelmente terrível, antecipamos imediatamente a retirada do lixo acumulado em frente à casa da família, pois o recolhimento de galhos e entulhos para aquela região da cidade estava previsto justamente para esta semana, conforme cronograma estabelecido pela prefeitura”, esclarece o secretário.

Panigada concluiu dizendo a Secretaria de Obras vai reforçar a divulgação do calendário de coleta de galhos e entulhos em via pública para evitar transtornos aos moradores e risco de uma epidemia de dengue no município. “A grande maioria da população tem conhecimento sobre o calendário do serviço na cidade, mas vamos reforçar a divulgação do cronograma. Importante frisar, porém, que a população precisa se conscientizar e respeitar as datas de coleta, tendo em vista que logo após o recolhimento do material alguns pontos já registram acumulo de galhos, entulho e até lixo doméstico novamente”, adverte. 

 

Fonte: TanoSite

Mais fotos

MAIS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE