PÁGINA INICIAL
NOTICIAS
 

Sanepar começa plano emergencial com captação de água em cavas

Publicado em: 01/05/2020

A Sanepar vai colocar em funcionamento, neste fim de semana, uma captação emergencial de água que reforçará o abastecimento em Fazenda Rio Grande, na Região Metropolitana de Curitiba.

O sistema está sendo instalado em regime de urgência em cavas de água, formadas no processo de extração de areia, a mil metros da captação do Rio Despique.

A Sanepar irá bombear cerca de 40 litros de água por segundo e fazer o transporte, com tubulação exposta, até o ponto de captação do Despique.

Com esse incremento na produção, a expectativa da Companhia é minimizar os impactos da estiagem para a população. No último fim de semana, o nível do Rio Despique caiu mais de 50%, agravando o abastecimento na cidade.

Nesta semana, a Sanepar também colocou em operação a nova estação elevatória do Corte Branco que amplia a distribuição de água para a Região Sul.

“São medidas emergenciais adotadas pela Companhia para enfrentar esta estiagem, considerada a mais severa da última década”, afirma o gerente-geral da Sanepar na Região Metropolitana, Antonio Carlos Gerardi. Segundo ele, mesmo com essas ações, é preciso manter o rodízio em Curitiba e Região Metropolitana. “A situação só voltará à normalidade quando ocorrer chuvas em volume suficiente para recuperar as vazões de rios e poços”, acrescentou.

O gerente de Produção de Água, Fábio Basso, reforça a importância do uso racional e econômico da água. A prioridade é a higiene pessoal e a alimentação.

Fonte: AEN

Mais fotos

MAIS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE