PÁGINA INICIAL
NOTICIAS
 

R.G.SUL: Tremor de terra em Caxias do Sul assusta moradores em meio à tragédia e tempestades

Publicado em: 13/05/2024

Deslizamento de terra registrado em Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul. Foto: Reprodução/Prefeitura de Caxias do Sul/Andréia Copini.

A condição do tempo no Rio Grande do Sul não está para brincadeira. Após alagamentos e enchentes que deixaram ao menos 147 pessoas mortas e meio milhão de pessoas desalojadas, até a manhã desta segunda-feira, a cidade de Caxias do Sul registrou um fenômeno assustador. Um tremor de terra foi sentido em ao menos quatro bairros da cidade.

Segundo a prefeitura da cidade gaúcha o tremor foi registrado na madrugada desta segunda-feira (13/05) e apensar de assustador, não há risco para a população, de acordo com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SEMMA). Conforme o diretor de Gestão Ambiental da SEMMA, geólogo Caio Torques, o que está ocorrendo é a acomodação de camadas rochosas subterrâneas, o que já ocorreu no município em outras oportunidades.

A prefeitura informou ainda em uma nota oficial que devido ao excesso de chuva nas últimas duas semanas, pode ocorrer a aceleração dessas acomodações devido à lubrificação causada pela água.

“Eventos desse tipo não têm poder de destruição, os moradores podem ficar tranquilos. Até agora não detectamos nenhum grande deslizamento de terra nas proximidades de onde foram sentidos”, disse o geólogo.

Tremor de Terra 
Conforme o Observatório de Sismologia da Universidade de Brasília (UNB), houve três tremores na Serra Gaúcha. O primeiro, de 2,4 graus, à 1h48 em Bento Gonçalves; o segundo, às 2h58, em Caxias do Sul, de 2,3 graus; e o terceiro às 3h03, com a mesma intensidade, em Caxias, tremores sentidos por habitantes dos bairros Jardim América, Universitário, Madureira e Pio X. No ano passado, duas ocorrências semelhantes ocorreram em Caxias do Sul, em julho (bairro Castelo) e novembro (Jardim América). Em 2008 e 2010 o Jardim América também teve tremores de terra.

 

Fonte: Tribuna do Paraná

Mais fotos

MAIS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE