PÁGINA INICIAL
NOTICIAS
 

Região terá chuva, frio e geada até sábado

Publicado em: 04/07/2019

A frente fria que trouxe a chuva para a região na quarta-feira (3) deve dar lugar a uma massa polar que derrubará as temperaturas, segundo Cezar Duquia, meteorologista do Simepar (Sistema Meteorológico do Paraná). 

Nesta quinta (4), o céu deve continuar nublado com pancadas de chuva ao longo do dia. A mínima registrada foi de 16.8ºC. 

"A massa polar continental já está afetando as condições climáticas do Sul do Paraná, com a cidade de Palmas registrando 2ºC nesta quinta", afirma o meteorologista.

"Na região Norte, os efeitos dessa massa já devem ser sentidos nesta quinta, com as temperaturas máximas chegando apenas até 20ºC", diz. "Na sexta (5), as temperaturas mínimas serão afetadas e podem cair até 9 ºC", acrescenta Duquia.

Ao todo, da tarde de quarta até o início da manhã desta quinta, choveu cerca de 30 mm (milímetros) na região. A probabilidade é que a chuva cesse na noite desta quinta. 

Geada 

A massa polar deve trazer geadas para a região Norte do Paraná de sexta-feira (5) para sábado (6), segundo Angela Beatriz Costa, agrometeorologista do Iapar (Instituto Agronômico do Paraná). As temperaturas podem cair até 1ºC nesse período. Áreas de baixadas e outras regiões do Estado podem registrar temperaturas abaixo de zero. 

"É prevista uma geada considerada moderada, então é recomendado que os agricultores tomem algumas precauções", afirma. "Para os cafeicultores, há algumas medidas como o chegamento de terras. Nas hortaliças, a irrigação ou o aquecimento podem proteger as plantações", acrescenta. 

Em lavouras mais novas de café, de até seis meses, é recomendado que as mudas sejam enterradas. 

O Iapar emite diariamente o boletim Alerta Geada, com informes sobre as condições climáticas e medidas de proteção. 


Fonte: Bond News

Mais fotos

MAIS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE