PÁGINA INICIAL
NOTICIAS
 

Região pode ter série de ex-prefeitos como candidatos em 2020

Publicado em: 22/07/2020

Embora o cenário político no Norte Pioneiro indique uma tendência do eleitorado por renovação, velhas figuras da política local devem retornar à cena, numa tentativa de reocupar o espaço que lhes pertencia. Nomes bem conhecidos da população devem estar de volta às campanhas eleitorais no pleito municipal deste ano.

São vários os ex-prefeitos que já se articulam pré-candidaturas. Situações assim acontecem de forma clara em Santo Antônio da Platina, Jacarezinho, Ibaiti, Siqueira Campos, Santana do Itararé, Wenceslau Braz e Carlópolis.

Alguns dos antigos gestores já têm uma posição contundente de pré-candidatos, enquanto outros ainda não se apresentam claramente à população como possíveis postulantes no pleito de novembro.

Esta segunda situação é visível em Santo Antônio da Platina, onde Pedro Claro (prefeito entre 2013 a 2016) aguarda definições sobre sua situação de saúde para decidir o futuro político.

Por outro lado, outras situações já estão bem definidas neste período de pré-campanha. Em Jacarezinho Tina Toneti (gestões 2005 a 2012) se posiciona como pré-candidata, mas deve enfrentar uma batalha jurídica, já que seus adversários prometem impugná-la na Justiça Eleitoral por problemas jurídicos já que teve uma de suas contas, de 2008, rejeitada pela Câmara de Vereadores.

Ibaiti pode ter o retorno de Luiz Carlos Peté (gestões 2005 a 2012) à vida política e Marlei Ferreira Siqueira que foi prefeito (gestão 1989-1992). Em Siqueira Campos o atual vice-prefeito Luiz Henrique Germano, que governou o município durante oito meses quando o “titular”, Fabiano Lopes Bueno, foi afastado pela justiça. Ele se apresenta como pré-candidato pelo MDB, podendo concorrer com Efraim, Bueno de Morais, que também enfrenta problemas jurídicos. Ele foi gestor em Quatiguá (gestões 2005 a 2012) e mudou o domicílio eleitoral, colocando o nome à disposição dos siqueirenses. Se não emplacar poderá ser substituído pelo empresário e jornalista Genesis Machado.  

Santana do Itararé pode ter dois antigos gestores na disputa este ano: José Izac (gestões 2009 a 2016) e Messias de Souza (gestão 1989 a 1992). Em Wenceslau Braz quem pode estar de volta ao cenário é Atahyde Ferreira dos Santos, o Taidinho (gestões 2009 a 2016). Por fim os eleitores de Carlópolis podem ter a volta de Marcos Antônio David, o Pezão (gestão 2013 a 2016).

Taidinho é outro que vai enfrentar contestações judiciais por conta de problemas jurídicos em sua gestão. É esperar pta ver.

Fonte: TV

Mais fotos

MAIS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE