PÁGINA INICIAL
NOTICIAS
 

Região elege duas prefeitas e 27 vereadoras

Publicado em: 24/11/2020

As eleições municipais de 2020 tiveram duas prefeitas e 27 vereadoras eleitas entre os 25 municípios que compõe a Amunorpi (Associação dos Municípios do Norte Pioneiro) – números ainda tímidos em um cenário dominado pela presença dos homens. 

Nas eleições majoritárias, onde elege-se prefeito e vice, foram apenas 10 candidatas mulheres na região, com a vitória de Ione Abib (PSD) em Andirá e Adelita Parmezan (PTB) em Quatiguá, sendo ambas reeleitas para o segundo mandato consecutivo. Sonia Chaves (Podemos) em Abatiá, Mayara Medeiros (PT) em Andirá, Cássia (PSC) em Figueira, Valquíria (PROS) em Jaboti, Tina Toneti (PT) em Jacarezinho, Luciane Freitas (MDB) em Japira, Beatriz David (DEM) em Quatiguá e Terezinha Maiorky (PSDB) em Santo Antônio da Platina completam a lista de mulheres que concorreram ao cargo de prefeita. 

Destaque para três situações em específico. Valquíria foi derrotada por seis votos em Jaboti na eleição mais acirrada da região. Terezinha Maiorky perdeu por 118 votos em Santo Antônio da Platina, maior colégio eleitoral da região. Já em Quatiguá uma disputa exclusivamente feminina, com Adelita e Beatriz, com vitória para a primeira em um dos dois únicos municípios em todo o Paraná com apenas mulheres concorrendo à prefeitura.

já na briga pelo Poder Legislativo, mesmo a obrigação de um número mínimo de candidatas mulheres não foi capaz de trazer maiores alterações no cenário composto tradicionalmente por maioria absoluta de homens. Das 225 cadeiras de vereador, apenas 27 serão ocupadas por mulheres na legislatura 2021/2024. Outro dado que chama a atenção é que nenhuma das eleitas teve a maior votação em seus respectivos municípios.

Além disso, em cinco câmaras não haverá mulheres eleitas entre 2021 a 2024, sendo os casos de Conselheiro Mairinck, Guapirama, Salto do Itararé, Santana do Itararé e Wenceslau Braz. No oposto desta situação está Jundiaí do Sul, com três vereadoras eleitas nas eleições deste ano.  

Fonte: Tribuna do Vale

Mais fotos

MAIS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE