PÁGINA INICIAL
NOTICIAS
 

Quase 70% dos casos de Tomazina têm ligação com a Frangos Pioneiro

Publicado em: 16/06/2020

Com 23 casos confirmados, Tomazina é mais um município da região que registra alto número de confirmações ligadas à empresa

O município é diferente dos já citados em reportagens anteriores feitas pela Tribuna do Vale, mas o problema é o mesmo: alto número de casos locais de Covid-19 com ligação com a Frangos Pioneiro. Desta vez a situação retratada é em Tomazina, onde quase 70% dos pacientes diagnosticados possuem algum vínculo com a empresa, localizada na vizinha Joaquim Távora.

De acordo com os dados do boletim epidemiológico da secretaria municipal de Saúde de Tomazina com data de 14 de junho, o mais recente até o fechamento desta edição, são 23 casos confirmados no município, dos quais 16 têm ligação direta ou indireta com a Frangos Pioneiro – o que significa o contágio de funcionários ou familiares desses trabalhadores.

O informe do município ainda aponta para outros 11 casos que aguardam o resultado dos exames para descartar ou confirmar a infecção por Covid-19 e sete pacientes que já se recuperaram da doença. Há ainda 37 casos descartados e, felizmente, não existe registro de óbito. 

De acordo com informações da secretaria de Saúde de Tomazina, o município tem adotado medidas para tentar frear o avanço da doença entre os moradores locais, como a contratação de novos servidores para a saúde, criação de um telefone para receber dúvidas e também denúncias e, principalmente, a implantação de um centro de referência para o atendimento a pacientes com sintomas de doenças respiratórias, que funcionará à partir desta terça-feira (16) ao lado da igreja matriz, próximo ao hospital do município.

Ainda segundo as informações repassadas pela secretaria de Saúde, existe um monitoramento abrangente nos moradores do município que atuam na Frangos Pioneiro e também em seus familiares, além de orientações específicas sobre o transporte dos funcionários da empresa.

Apesar disso, não há por ora a intenção de colocar esses funcionários em isolamento, como aconteceu, por exemplo em Carlópolis, que decretou o isolamento domiciliar para todos os moradores do município que trabalham na Frangos Pioneiro. Em Tomazina essa medida se aplica apenas a trabalhadores que apresentem algum sintoma da Covid-19. 

PREOCUPAÇÃO REGIONAL

Como já citado, Carlópolis impôs o isolamento aos funcionários da Frangos Pioneiro após detectar que 11 dos 13 casos de Covid-19 no município tinham ligação direta ou indireta com a empresa. Municípios como Conselheiro Mairinck e Guapirama também lidam com o mesmo problema e apresentam alto percentual de contágio entre os moradores ligados à Frangos Pioneiro.

 

Fonte: Sites Associados

Mais fotos

MAIS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE