PÁGINA INICIAL
NOTICIAS
 

PSOL e Entidades pedem que o STF derrube resolução do Conselho Federal de Medicina que impede aborto

Publicado em: 05/04/2024

O partido Psol e entidades do setor de saúde protocolaram nesta quinta-feira (05/04) um pedido no Supremo Tribunal Federal (STF) pedindo a derrubada da resolução do Conselho Federal de Medicina (CFM) que restringe o acesso a aborto gestacional, após 22 semanas, nos casos previstos por lei. Conforme o documento do Conselho, é vedado ao médico a realização do procedimento de assistolia fetal, processo anterior ao aborto.

Assinam o pedido o Centro de Estudos em Saúde (Cebes), a Sociedade Brasileira de Bioética (SBB), a Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco) e a RedeUnida, além do Psol. Os signatários afirmam que a proibição da assistolia é “uma violência adicional contra crianças e mulheres estupradas”.

LEIA AQUI O PEDIDO NA INTEGRA:

https://congressoemfoco.uol.com.br/wp-content/uploads/2024/04/ADPF-989_Pedido-liminar-contra-Res-2378-CFM.pdf 

A resolução do Conselho Federal de Medicina (CFM) já vinha sendo alvo de questionamentos. O Ministério Público Federal (MPF) chegou a pedir que o conselho esclareça, em até cinco dias, a fundamentação técnica e legal da decisão. “Sem a assistolia fetal, há possibilidade de se configurar um parto prematuro, o que pode acarretar graves problemas de saúde em decorrência da formação incompleta do bebê. Ou seja, além de a gestante ter seu direito desrespeitado, ela e a criança precisariam suportar transtornos ainda mais severos devido a essas complicações”, argumenta o MPF em nota publicada no site oficial. 

LEIA AQUI A NOTA PUBLICADA NO SITE OFICIAL:

https://www.mpf.mp.br/rs/sala-de-imprensa/noticias-rs/mpf-quer-esclarecimentos-do-conselho-federal-de-medicina-sobre-resolucao-que-impede-realizacao-do-aborto-legal-1 

Fonte: UOL

Mais fotos

MAIS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE