PÁGINA INICIAL
NOTICIAS
 

PROTESTO: Professores municipais de Santo Antônio da Platina podem entrar em greve

Publicado em: 10/03/2020

Os cerca de 400 professores da rede municipal de ensino de Santo Antônio da Platina podem entrar em greve nesta semana. Além das reivindicações de reajustes serem constantemente ignoradas pela administração do município, a classe ainda reclama da total falta de diálogo com o prefeito José da Silva Coelho Neto, o Professor Zezão (PHS). Desta forma uma assembleia com indicativo de greve está marcada para a próxima quinta-feira (12) e definirá se a categoria cruza os braços total ou parcialmente ou se adotará outras medidas para pleitear seus direitos. 

No momento a principal reclamação dos professores da rede municipal está na negativa do município em conceder o reajuste previsto pelo governo federal através do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Funbdeb), que repassa recursos específicos para esta finalidade. 

Segundo o presidente da Associação Municipal dos Professores Platinenses, Fernando Nogueira dos Santos, a prefeitura tem sim capacidade orçamentária de dar os 12,84% de reajuste prevista pelo Fundeb. Mesmo assim não houve reajuste para a classe, apenas a reposição salarial de 4,31% dada a todo funcionalismo público municipal. 

“Nós fizemos o estudo técnico com o pessoal do sindicato e a prefeitura tem sim condições de dar os 12,84% de reajuste para os professores. O índice ficaria bem próximo dos 54% de gastos com a folha de pagamento, que é o limite por lei, mas ainda ficaria dentro. Nós não estaríamos pedindo se o município não tivesse condição, a questão é que realmente não querem dar o reajuste”, pontua Fernando. 

“É o terceiro ano já que o prefeito não atende nossas reivindicações e nem conversa tem. Este é o último ano do Fundeb, depois será aprovado um novo, então estamos lutando para garantir agora um direito que temos por lei e que não sabemos como ficará a partir de dezembro deste ano. Talvez a partir do ano que vem não tenhamos mais possibilidades de aumento real, então por isso nossa luta para que este ano, que ainda tem possibilidade pelo governo federal e que o município tem condições, de ser aplicado esse reajuste”, continua. 

A respeito da possibilidade da greve, Fernando afirma que a chance de paralisar as atividades é grande. “Faremos uma assembleia e aí a maioria vai decidir se vamos entrar em greve, se faremos uma paralisação parcial, ou se faremos um protesto, mas pelo que nós temos ouvido dos professores a tendência é mesmo para greve

Fonte: Tá no Site

Mais fotos

MAIS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE