PÁGINA INICIAL
NOTICIAS
 

Proliferação de escorpiões deixa Wenceslau Braz em alerta outra vez

Publicado em: 04/06/2020

Polícia Militar encontrou quatro animais dentro da sede da corporação apenas este ano

Com o alerta ligado após um registro de morte em Wenceslau Braz em 2018, a Vigilância Sanitária, desde então, intensificou o combate de animais peçonhentos por toda cidade, entretanto, os bichos voltam a aparecer em residências da área central inclusive em estabelecimentos comerciais.

Na sede da 2ª Cia da Polícia Militar, localizada no centro da cidade, apenas este ano já foram encontrados quatro escorpiões da espécie amarela, uma das mais perigosas e letais, de acordo com os dados da Fiocruz.

“Ano passado encontramos alguns, este ano não foi diferente e encontramos escorpiões em janeiro e fevereiro, mas a partir de março resolvemos fazer encaminhamento via ofício documental de todo animal peçonhento encontrado aqui”, disse Marco Aurélio, sargento da corporação continuando, “estamos com o processo de dedetização em dia e acreditamos que esses bichos sobem da rede de esgoto ou de prédios antigos que existem próximos daqui”, completou.

Animal da espécie amarela encontrado nesta terça-feira 02) na sede da Cia de Polícia, no centro de Wenceslau Braz – Foto Divulgação

Em março deste ano, do outro lado da rua da corporação policial, também foram capturados mais de quatro escorpiões amarelos no maior colégio da cidade, o CESP – Colégio Doutor Sebastião Paraná. A escola chegou a fechar parcialmente por uma semana para trabalhos de dedetização, inclusive de salas de aula. 

Em outubro de 2018 um morador da cidade morreu pela picada do animal. O paciente foi atendido no município e transportado para Jacarezinho pelo Samu, onde recebeu o soro antiveneno, mas apesar de toda assistência prestada acabou falecendo.

A reportagem mandou e-mail à Vigilância Sanitária para saber quais ações estão sendo tomadas diante da proliferação do inseto, mas até o fechamento desta matéria não obteve retorno.

A questão, no entanto, não é exclusividade de Wenceslau Braz, no período de 2007 a 2019, a 19ª Regional registrou mais de três mil acidentes com animais peçonhentos, destes, cerca de 800 foram decorrentes de picadas de escorpiões.

CUIDADOS

Diante da situação, agentes de Vigilâncias Sanitárias da região estão orientando os moradores sobre os cuidados que podem diminuir a reprodução desses animais. Uma das dicas para evitar acidentes, principalmente em épocas de chuva e calor, é não acumular entulhos e lixo, ambientes que facilitam o esconderijo e a proliferação desses bichos.

Espécie amarela, uma das mais perigosas e letais, de acordo com os dados da Fiocruz

Dez dos 22 municípios atendidos pela 19ª Regional já registraram casos envolvendo animais peçonhentos e o número de pacientes que precisaram de soro é muito baixo, isto é um dos fatos que fazem com que o soro fique concentrado somente em Jacarezinho.

 

 

Fonte: O Diário

Mais fotos

MAIS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE