PÁGINA INICIAL
NOTICIAS
 

Projeto Médicos de Rua leva tratamento a moradores de rua

Publicado em: 02/10/2019

Nos últimos três anos, a população em situação de rua disparou em Curitiba. Com crescimento de 50%, hoje já são 2.186 pessoas sem lar, vivendo nas praças e ruas da cidade. E você já parou para pensar se essas pessoas que você encontra por aí estão com a saúde em dia? Além da falta de segurança, a vivência nas ruas pode contribuir para inúmeros problemas graves. E pensando nisso um grupo de profissionais da área da saúde criou o projeto Médicos de Rua.

Com atuação em diversas cidades brasileiras, a iniciativa leva tratamentos médicos, psicológicos e odontológicos, exames laboratoriais e análises nutricionais para uma comunidade carente e marginalizada.

Na Capital, já foram atendidas milhares de pessoas em situação de rua, graças a uma programação intensa do Médicos de Rua, que ainda realizará outras três ações na cidade até o final do ano: nos 20 de outubro, 10 de novembro e 8 de dezembro.

Além das atividades tradicionais, em Curitiba o Médicos de Rua oferece, ainda, consultoria jurídica e tratamento veterinário para animais. Ou seja, o projeto é uma maneira encontrada para trazer dignidade para milhares de pessoas, dando condições básicas para elas se sintam integradas a sociedade.

Um dos grandes destaques do Médico de Rua fica por conta da realização de exames clínicos, oferecidos por meio de uma parceria muito importante com o grupo Diagnósticos do Brasil (DB), único laboratório exclusivo de apoio no país. Durante as ações, são realizados, por exemplo, testes rápidos de HIV, sífilis e tuberculose. Quando necessário, após o atendimento inicial na rua, os pacientes são encaminhados para unidades de saúde do SUS para dar continuidade aos tratamentos.

“Compreendemos a importância do diagnóstico e tratamento de doenças que podem acometer a comunidade em situação de rua, entre elas a tuberculose e doenças sexualmente transmissíveis. Com esses exames, conseguimos ter uma noção de como anda a saúde dos moradores que participam da ação, que posteriormente são encaminhados para um tratamento contínuo caso seja necessário”, comenta Deivis Junior Paludo, Gerente de relacionamento Laboratório Diagnósticos do Brasil.

Propulsão Local

Estão abertas as inscrição para o Propulsão Local, ação de impacto que irá desenvolver produtos e soluções de comunicação e tecnologia para cinquenta negócios criativos e sustentáveis que estejam atuando em Curitiba e Região Metropolitana. Durante uma imersão de dois dias, os empreendedores passarão por uma verdadeira maratona criativa com redatores, fotógrafos, videomakers, designers e desenvolvedores. Ao final do processo, cada um dos projetos selecionados terá o rebranding do seu negócio e um website completo no ar, além de poder participar de podcasts, clipes audiovisuais e laboratórios formativos. Além disso, serão montadas dez lojas virtuais.

Médicos de Rua
O que é: Projeto que reúne diveros profissionais daárea da saúde com o objetivo de levar saúde integral e auxílio de excelência aos moradores de rua, agindo na promoção da saúde e prevenção ou diminuição de danos.
Como funciona: Todos os meses é realizada uma ação na região central de Curitiba. O projeto conta com diversas ramificações como Atendimento Médico, Saúde Bucal, Saúde Mental, Diagnóstico Laboratorial Clínico, Farmacêuticos, Medicina Veterinária, Assistência Jurídica e outras áreas.
Como ajudar: O Médicos de Rua está sempre em busca de novos voluntários, com expertise individual para participar das ações. Para mais informações, entre em contato com o grupo pela página do Facebook.
Facebook: www.fb.me/medicosderua.cwb
Instagram: @medicosderua.cwb

Fonte: BemParana

Mais fotos

MAIS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE