PÁGINA INICIAL
NOTICIAS
 

Projeto Caminho do Café das Mulheres visa fomentar o turismo local e alavancar a venda do produto

Publicado em: 15/05/2021

O Caminho do Café das Mulheres é o roteiro de turismo rural do projeto Mulheres do Café do Norte Pioneiro, coordenado pelo IDR- Paraná (Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná), que visa fomentar o turismo rural e alavancar as vendas de café produzidos pelas cafeiculturas cadastradas.

Atualmente existem 12 grupos em 11 municípios: Tomazina, Pinhalão, Carlopolis, Curiuva, Fiqueira, Ibaiti, Jaboti, Japira, Salto do Itararé, Siqueira Campos e Joaquim Távora. Destas cidades, no entanto, apenas três cidades estão disponíveis para visitação presencial, sendo propriedades em Tomazina, Pinhalão e Carlopolis, mas o projeto é de que novas cidades sejam incluídas no roteiro.

O projeto realiza a avaliação gratuita dos cafés para as famílias das mulheres do café, assim como para outros agricultores atendidos. O IDR-Paraná em conjunto com a Associação das Mulheres do Café do Norte Pioneiro – Amucafé e o Consórcio Intermunicipal do Vale do Rio Cinzas – CIVARC, mantém um laboratório de classificação física e degustação, onde os cafés são recebidos, avaliados por um grupo de profissionais (classificadores e degustadores oficiais), e recebem um laudo.

Essa avaliação permite aos cafeicultores conhecerem a qualidade de seus cafés, separar lotes, selecionar aqueles com melhor potencial para concursos, buscar compradores, e no caso das mulheres do café, ter seus cafés ofertados a clientes específicos.

No roteiro de turismo rural, que já está sendo finalizado, os visitantes e turistas terão a opção de conhecer este laboratório e todo o processo de classificação física e degustação, por meio de uma visita e oficina rápida.

Segundo Luciana Morais, da equipe do Projeto Mulheres do Café – IDR-PR, os visitantes terão uma ampla experiência, onde poderão conhecer deste a colheita até a degustação do puro café do campo. “Os visitantes e turistas poderão conhecer o dia a dia das mulheres cafeiculturas, ver de perto todo processo desde a colheita dos grãos até chegar as xícaras pronto para ser degustado. Algumas das propriedades ainda ofertarão hospedagem aos turistas e o projeto ainda contemplará em breve com trajetos para cainhadas longas e cicloturismo”, projeta Luciana.

Luciana também falou sobre a parceria com as prefeituras. “As prefeituras são de grande importância para este projeto, devido a manutenção das estradas de acesso, a sinalização visual (placas) das propriedades participantes e muitas cidades as associações de produtores são beneficiadas com equipamentos, através de parcerias e programas do governo a agricultura familiar”, explica Luciana Morais.

O programa será lançado oficialmente no próximo dia 19, será o lançamento oficial do programa Caminhos do Café das Mulheres, das 09 às 11hrs, pelo canal oficial no You Tube que pode ser acessado pelo link: https://youtu.be/SZWBkK8zPhc

 

 

 

 

 

 

Fonte: Folha Extra

Mais fotos

MAIS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE