PÁGINA INICIAL
NOTICIAS
 

PROFESSORES MUNICIPAIS DE IBAITI DECIDEM POR GREVE PARCIAL A PARTIR DO DIA 05/02

Publicado em: 01/02/2020

No dia 30/01, no Polo de Ibaiti, foi realizada a Assembleia dos Professores Municipais de Ibaiti para debater os caminhos da luta da categoria.

Inicialmente foram destacados alguns informes referentes as discussões e deliberações da última assembleia estadual da APP Sindicato, como: a luta pela manutenção do FUNDEB; orientação quanto ao Decreto 3808/2020 editado pelo governo Ratinho Jr., medida antissindical que visa fragilizar a capacidade de resistência do instrumento de luta que é o sindicato; alerta a reforma da previdência em âmbito municipal; campanha de sindicalização; reajuste do Piso Salarial Profissional Nacional (PSPN); luta contra as PECs 186, 187, 188 do governo federal.

Em seguida deu-se início ao debate da principal pauta da assembleia: a greve da categoria. A situação profissional dos educadores municipais de Ibaiti é de total desvalorização e desrespeito. Vários direitos, garantidos em Lei e no próprio estatuto do magistério, vêm sendo negligenciados há anos.

Diante disso e da falta de perspectiva apresentada pela prefeitura em buscar solucionar o problema, a categoria deliberou iniciar um movimento de greve parcial (branda) por tempo indeterminado.

O objetivo é justamente intensificar as mobilizações no município a fim de que a comunidade local tome conhecimento do descaso com tais profissionais, bem como exigir ações da Prefeitura para o atendimento das reivindicações (reajuste do Piso Salarial de 2020, para todos os níveis, cumprimento das elevações e progressões do plano de carreira).

Coletivamente, foi decidido que a categoria participará dos dias (03 e 04) da formação pedagógica nas escolas. Porém, a partir de quarta-feira (05/02), os professores, do ensino fundamental, durante os dois primeiros horários de cada turno (das 08h às 10h pela manhã e das 13h às 15h pela tarde) irão se dirigir para frente da Prefeitura para realizar atos públicos. Já os professores da educação infantil também não irão comparecer em seus locais de trabalho no início de cada turno, se dirigindo, a partir das 8h até às 9h pela manhã, e das 13h até 15h no período da tarde, para frente da Prefeitura. Após esta mobilização, os professores retornarão para suas respectivas escolas. Além disso, também foram decididas outras ações como: nova rodada de negociação com o prefeito, panfletagens, produção de faixas, carro de som, reuniões com a comunidade escolar, dentre outras.

 

Fonte: Direção Regional/Municipal da APP Sindicato

Mais fotos

MAIS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE