PÁGINA INICIAL
NOTICIAS
 

PRECONCEITO: Casal gay da campanha da Volkswagen recebe ameaças de morte e registra B.O

Publicado em: 20/05/2022

O casal homoafetivo que aparece em peças publicitárias da Volkswagen procurou uma delegacia de polícia em Curitiba para registrar boletim de ocorrência depois que eles receberam ameaças por causa da propaganda.

Diego Xavier e Murilo Xavier, que protagonizam a campanha, são casados e moram em Curitiba. A ocorrência pelos ataques foi registrada na quarta-feira (18) no Núcleo de Combate aos Cibercrimes da Polícia Civil.

Os dois foram alvos de homofobia e até ameaças de morte depois que a Volkswagen do Brasil publicou nas redes sociais, em 6 de maio, uma foto do casal abraçado, com um carro da marca ao fundo. A imagem integra uma campanha publicitária da montadora com o tema diversidade.

Depois da publicação, Diego contou que ele e o companheiro passaram a receber várias ofensas, inclusive ameaças ao casal e a família deles.

“Até na minha cidade, que eu sou natural de Cambé (PR), as pessoas foram agredir verbalmente minha irmã, meu sobrinho. Eu estava em viagem, em um restaurante, e também fui hostilizado pessoalmente por conta da campanha […] A sensação que estamos é de medo”, relatou.

Diego conta que a campanha em que ele e o marido aparecem foi produzida em 2021, e publicada no mesmo ano. Na época, o casal disse que chegou a receber ataques, mas segundo eles em menor intensidade.

“Naquela ocasião, tudo ficou meio na bolha da internet. Fomos atacados, mas recebemos muito apoio. Tanto que não fizemos boletim. Dessa vez não foi assim, furou a bolha […] Fizemos o boletim por nós, mas também pelos demais membros da comunidade. As pessoas precisam saber que existe lei”, disse ao G1 Paraná.

O QUE DIZ A VW DO BRASIL

Em nota, a Volkswagen do Brasil afirmou que a premissa da marca é “garantir um comportamento respeitoso e inclusivo, dentro e fora da empresa, com parceiros diretos ou indiretos de negócio”.

“A diferença enriquece, o respeito une. A Volkswagen celebra a diversidade sexual e de identidade de gênero. A Volkswagen lançou uma cartilha de Diversidade & Inclusão para toda sua cadeia de fornecedores e rede de concessionárias no Brasil e, continuamente, desenvolve debates com seus funcionários, em todas as esferas hierárquicas. Acreditamos que cada pessoa, de diferentes raças, etnias, gênero, orientação sexual e idade/geração, tem experiências únicas, que somadas contribuem para fortalecer não somente a cultura da empresa, mas também o ambiente em que vivemos”.

A Volkswagen também informou que tem responsabilidade em continuar aprendendo de que forma pode contribuir para a luta contra todas as formas de preconceito.

“Consideramos fundamental conciliar as diferenças para a construção de uma sociedade justa para todos. No que tange a interação com os usuários, comentários ofensivos e desrespeitosos, são devidamente apagados de nossas páginas”, concluiu.

Fonte: Derick Fernandes

Mais fotos

MAIS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE