PÁGINA INICIAL
NOTICIAS
 

POLÍTICA: Ex-deputado estadual do Paraná é condenado por usar recursos públicos para promoção pessoal

Publicado em: 28/04/2020

O ex-deputado estadual Alexandre Guimarães foi condenado por ato de improbidade administrativa por conta do gasto indevido de recursos públicos para promoção pessoal. Ele teve os direitos políticos suspensos por oito anos e deve ressarcir o valor, corrigido, aos cofres do Estado. A decisão foi proferida em fevereiro pelo Juízo da 2ª Vara da Fazenda Pública de Curitiba.

Na ação, o Ministério Público do Paraná (MPPR) relata que, entre janeiro de 2015 e março de 2018, o ex-deputado gastou R$ 66.201,31 de recursos da Assembleia Legislativa do Paraná em material publicitário dirigido a promoção pessoal. O dinheiro foi aplicado em anúncios em outdoor, inserções em rádios locais, boletins, site de internet, matérias jornalísticas de circulação local e eventos com equipamentos de mídia e som, notadamente em veículos de comunicação de Campo Largo, reduto eleitoral de Guimarães – e já com a intenção de se candidatar para as eleições de 2018.

Ação de Improbidade

Como resume o MP na ação de improbidade, o ex-deputado “descumpriu dolosamente a proibição constante do artigo 37, § 1º, da CR/1988, ao promover e enaltecer sua pessoa, mediante utilização de sua imagem, nome e símbolos de campanha na divulgação de atividades parlamentares, custeadas com verba pública proveniente do orçamento da Assembleia Legislativa do Estado do Paraná. Se as campanhas publicitárias de idolatria tivessem sido financiadas com verba particular, não haveria nenhum problema; mas com verba pública, constitui verdadeiro atentado ao Estado Democrático de Direito e suas instituições.”

Nesta segunda-feira (27), o MP foi notificado da sentença, via Promotoria de Justiça de Proteção do Patrimônio Público de Curitiba.

 
 

Fonte: Banda B

Mais fotos

MAIS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE