PÁGINA INICIAL
NOTICIAS
 

Participantes do Rally Transparaná chegam a Curitiba depois de três dias de competição

Publicado em: 21/02/2021

Terminou neste sábado (20), com chegada no Palácio Iguaçu, em Curitiba, o 27º Rally Transparaná. A competição teve sua largada no último dia 17, em Foz do Iguaçu, e envolveu 110 veículos (número delimitado em razão da pandemia) com participantes de 13 estados e 45 municípios diferentes.

O percurso teve mais de mil quilômetros, passando por estradas de terra e regiões rurais, em quatro etapas cujas cidades de pernoites foram Cascavel, Guarapuava e Fernandes Pinheiro.

Os veículos estavam separados em quatro categorias: Máster, Graduado, Turismo e Turismo Light. A competição foi de regularidade, com premiação para todas as quatro categorias, mas contando também com cerca de 40 veículos que participaram sem caráter competitivo.

Para Gustavo Schimidt, de Itajaí/SC, campeão da principal categoria, a Master, “a parte técnica do evento foi bem completa e o nível dos participantes é o melhor do Brasil”. Ele conseguiu o título inédito, pois já tinha sido vice-campeão em outra edição”.

O diretor geral da competição, Vinicius Gunha, ressaltou que “o Rally Transparaná é a maior e mais tradicional competição do Brasil”. Ele também enfatizou os cuidados com os protocolos sanitários. “Mesmo no meio da pandemia conseguimos seguir todos os protocolos de saúde e realizamos um grande evento. Com o apoio do Governo do Estado faremos muito mais nas próximas edições”.

TURISMO E ESPORTE - O superintendente de Esporte do Paraná, Helio Wirbiski, destacou que “além do desenvolvimento esportivo, foi possível atrair o turismo por meio do esporte, movimentando a economia”. Ele ressaltou a alegria dos participantes e completou dizendo que no futuro será feito algo ainda maior, também englobando motociclismo e ciclismo. “Queremos fazer do Transparaná o maior evento de rally da América do Sul”, disse.

O coordenador geral dos Jogos de Aventura e Natureza do Paraná, Tiago Campos, salientou que “foi resgatada a essência do Rally Transparana, saindo de Foz do Iguaçu e chegando em Curitiba. Atravessamos o estado nesta retomada do esporte”.

 A COMPETIÇÃO - O primeiro dia de prova foi entre Foz do Iguaçu e Cascavel, num roteiro de 240 quilômetros margeando o Parque Nacional do Iguaçu. Na segunda etapa, o percurso de 310 quilômetros passou por Laranjeiras do Sul, Goioxim e Palmeirinha, tendo fazendas de reflorestamento de pinus como cenário.

A terceira etapa aconteceu em mais 220 quilômetros entre Guarapuava e Fernandes Pinheiro, com início numa pista de motocross localizada ao lado do Rio Jordão. O quarto e último dia do Rally Transparaná seguiu rumo a Porto Amazonas e São Luiz do Purunã, com 205 quilômetros de trajeto. O destaque do trecho ficou por conta da Fazenda Santa Joana, que ofereceu uma vasta opção de trilhas técnicas. A chegada aconteceu no Palácio Iguaçu com os primeiros pilotos cruzando a linha final por volta das 13h30.

O evento fez parte do calendário dos Jogos de Aventura e Natureza e seguiu todos os protocolos de segurança sanitária estabelecidos para o combate a Covid-19.

VENCEDORES – Na categoria Master, os campeões (piloto e navegador) foram Leandro Moor (Ximura) e Gustavo Schmidt, de Itajaí/SC. Os vencedores da categoria Graduado foram José Andrade Junior e Bernardo Schafer Andrade, de Piratuba/PR. Na Turismo sagraram-se campeões Marcos Messias Cominesi e Lucas Messias Cominesi, de Ivaí/PR e na categoria Light venceram  Vinicius Parizotto Gustman e Felipe Tavares, de Castro/PR.

APOIO - O 27º Transparaná é patrocinado pelo Governo do Estado do Paraná, Sanepar, Copel Energia, Prati Donaduzzi, Dispauto Auto Peças, GS Performance, Mamute Off-Road, Acassius Centro Gráfico, Trilha Euro Car, Troller, Ekron Off-Road.

O evento conta com apoio de Estrada Distribuidora de Combustível, Guarapuava 4x4, Velho Madalosso, Bemajjy Bolsas, RL Cópias, Insam, Fábrica das Cópias, Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu, Prefeitura Municipal de Cascavel, Prefeitura Municipal de Guarapuava.

Fonte: AEN

Mais fotos

MAIS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE