PÁGINA INICIAL
NOTICIAS
 

PARANÁGUA: Enfermeiros fazem festa horas após morte de criança em UPA do município

Publicado em: 19/05/2022

Poucas horas depois da morte de uma criança por complicações de saúde ao dar entrada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Paranaguá, uma foto que circula nas redes sociais mostra o que parece ser a comemoração do aniversário de um servidor. O caso registrado na terça-feira (17) gerou comoção e revolta na cidade, que enfrenta uma de suas piores crises na saúde pública.

Segundo familiares da pequena Laura Gracyk Cristo, 03, a criança chegou à unidade com quadro de bronquite e teve complicações de ser medicada com uma injeção. A menina morreu poucos momentos depois.

Conforme a Fundação de Assistência à Saúde de Paranaguá (FASP) o quadro de saúde da criança era delicado, e segundo a autarquia ligada à Prefeitura Municipal, o atendimento à menina teria sido priorizado, e realizado de maneira correta. Isso porém não afasta a suspeita de negligência.

“Um desespero na cabeça da gente, revolta, não dá para confiar em mais ninguém, ficamos preocupados com esses médicos, chegamos na UPA muitas vezes com um problema de saúde e eles dão remédio para outra coisa e ao invés de melhorar passamos mal. A criança tinha tudo pela frente, aí chega com problema de saúde, aplicam uma injeção e acaba morrendo. Ficamos sem chão”, lamentou João Carlos Pereira de Cristo, avô da criança.

Por meio de nota, a Secretaria Municipal de Saúde justificou afirmando que a menina tinha sequelas em razão de ter nascido prematura, e que ainda houve diversas tentativas de reanimação, mas sem sucesso. A secretaria nega que houve omissão no atendimento, e lamentou o episódio.

A versão, no entanto, vai contra o que diz a família. Nas redes sociais, o pai da menina relatou que esperava ver a filha ser medicada e ficar bem, já que estava apenas com um quadro de bronquite.

Era apenas uma bronquite e estávamos confiantes que após o atendimento e receitados os remédios corretos, tudo seguiria o rumo normal, e por algum motivo que ainda não sabemos, perdemos nossa filha”, diz

WhatsApp Image 2022 05 18 at 12.44.05 e1652889129160
Foto: EMais Notícias

REVOLTA

A polêmica em torno do assunto e da situação da gestão sobre a saúde em Paranaguá se agravou quando no mesmo dia da morte de Laura, uma confraternização aconteceu na mesma UPA em que ela morreu.

Uma foto publicada pela página local de notícias Litoral Pan mostra uma mesa com doces, salgados, refrigerantes e bexigas, no que parece ser a comemoração do aniversário de um dos servidores da unidade. imagem causou revolta, já que o corpo da menina tinha sido removido do local horas antes, e era preparado para o velório e sepultamento.

O vereador Adalberto Araújo (MDB) disse em suas redes sociais que conhece os familiares da pequena Laura, e ainda que buscará a apuração da responsabilidade civil, criminal e eventual negligência no atendimento.

Fonte: 24H News por Derick Fernandes

Mais fotos

MAIS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE