PÁGINA INICIAL
NOTICIAS
 

Paraná registra 44 ocorrências de uso de drogas por dia

Publicado em: 15/08/2019

A cada dia, 44 ocorrências envolvendo o uso/consumo de drogas são registradas no Paraná.

Segundo informações que constam em relatório estatístico da Secretaria da Segurança Pública do Paraná (Sesp-PR), ao longo de todo o ano de 2018 foram registradas um total de 16.121 ocorrências desse tipo no estado, o que aponta para uma alta de 7,62% na comparação com o ano anterior, quando haviam sido registrados 14.979 casos no Paraná.

Pela antiga lei de Drogas, que data de 1976, alguém adquirir, guardar ou trazer consigo, mesmo que para uso próprio, substância entorpecente ou que determine dependência física ou psíquica era crime, com pena variando de 6 meses a dois anos de detenção, além do pagamento de multa. Desde 2006, contudo, a legislação penal trata a figura do usuário de forma diferente, tendo sido eliminada a possibilidade de reclusão ou detenção do infrator. As medidas cabíveis, então, seriam: (I) advertência sobre os efeitos das drogas; (II) prestação de serviços à comunidade; e (III) medida educativa de comparecimento a programa ou curso educativo.

Deixando os aspectos técnicos de lado, voltemos aos dados. Entre todos os municípios do Paraná, como seria de se esperar, Curitiba é o que concentra a maior parte das ocorrências de uso/consumo de drogas: foram 2.981 em 2018, o equivalente a 18,5% de todos os registros no estado.

Por meio dos Dados Abertos da Central 156, então, o Bem Paraná levantou quais os bairros de Curitiba que registram mais reclamações desse tipo. Os registros, importante destacar, não se referem apenas ao consumo de drogas ilícitas, mas também ao de drogas legalizadas, com especial destaque ao álcool - no banco de dados da Central, inclusive, a ocorrência é referida como “abordagem social de rua a pessoas alcoolizadas/drogadas”.

Em 2018, foram feitas 2.072 ligações ao 156 com reclamações/solicitações de abordagem a pessoas alcoolizadas e/ou drogadas nas ruas de Curitiba. Os dados do município diferem dos da Sesp por dizerem respeito às reclamações apresentadas pela própria população, ao passo que os dados do Estado dizem respeito à registros policiais.

Dentre os 75 bairros da cidade, 67 (89,3% do total) registraram pelo menos uma reclamação desse tipo. O Centro, em disparado, concentra o maior número de registros, com 604. Na sequência aparecem o Sítio Cercado (104), o Boqueirão (87), a Cidade Industrial (80) e o Água Verde (73).

Bebidas alcoólicas dão mais problema que drogas ilegais
Outros dados públicos, esses disponibilizados pelo Ministério da Saúde, revelam ainda que não é a maconha, a cocaína, o crack ou algumas das drogas da nova geração as que mais oneram o sistema público de saúde com o número de internações ou mesmo elevando o índice de óbitos no país. O grande vilão é o álcool, uma droga legalizada, responsável por 55% das internações e 81,3% das mortes no Paraná por transtornos mentais e comportamentais devido ao uso de substâncias psicoativas.

Recentemente, ainda, o 3º Levantamento Nacional sobre o Uso de Drogas pela População Brasileira, divulgado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), revelou que mais da metade da população brasileira de 12 a 65 anos declarou ter consumido bebida alcoólica alguma vez na vida. Cerca de 46 milhões (30,1%) informaram ter consumido pelo menos uma dose nos 30 dias anteriores. E aproximadamente 2,3 milhões de pessoas apresentaram critérios para dependência de álcool nos 12 meses anteriores à pesquisa.

O dado é importante para desmistificar algo indentificado pelos pesquisadores. É que a percepção do brasileiro quanto às drogas atrela mais risco ao uso do crack do que ao álcool: 44,5% acham que o primeiro é a droga associada ao maior número de mortes no país, enquanto apenas 26,7% colocariam o álcool no topo do ranking.

Os bairros com mais ocorrências
Registros de pessoas alcoolizadas ou drogadas em Curitiba

Centro 604
Sítio Cercado 104
Boqueirão 87
Cidade Industrial 80
Água Verde 73
Rebouças 71
Jardim Botânico 67
Pinheirinho 59
Cajuru 55
Batel 46

 

 

Fonte: BemParana

Mais fotos

MAIS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE