PÁGINA INICIAL
NOTICIAS
 

PARANÁ: Polícia Operação Tamoio: Em menos de 12 horas, PRF apreende 4,2 toneladas de maconha no Paraná

Publicado em: 01/06/2020

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) deflagrou em todo o Brasil, na última quinta-feira (28), a Operação Tamoio. O objetivo é o enfrentamento à criminalidade, tendo as ações reorientadas por meio de informações da inteligência policial, o que traz otimização dos recursos humanos, tecnológicos e o emprego das Unidades de Recursos Especializados da PRF.

Na tarde de sábado (30), por volta das 14 horas, agentes da PRF, em conjunto com a Polícia Federal, Receita Federal, Força Nacional e Exército abordaram um motorista de uma carreta vazia, que se dirigia a Cascavel (PR) para carregar com ração. No início da vistoria, os policiais perceberam a presença de maconha nas rodas do cavalo trator e da carreta. Perguntado ao motorista, ele disse que retirou o caminhão em Santa Rita, no Paraguai, e deixaria o caminhão em um posto de combustíveis em Foz do Iguaçu.

O caminhão foi levado até uma borracharia para serem desmontados os pneus. Com o auxílio do Corpo de Bombeiros do Paraná, foram encontrados, dentro de 12 conjuntos de roda e pneu, 605,5 quilos de maconha, que foram apreendidas e encaminhadas para a Polícia Federal em Foz do Iguaçu, com o motorista, para o registro do crime de tráfico de drogas, que tem uma pena máxima de 15 anos de prisão.

Por volta das 11h30, agentes da PRF abordaram um motorista de um caminhão carregado de soja, na BR-376, em Ponta Grossa (PR). Diante do nervosismo do motorista, os policiais elevaram o nível das buscas e, com o auxílio de cães farejadores, foi apontada a presença de droga. Após encontrar um local para descarregar a soja, os policiais encontraram um esconderijo na caçamba.

Só por volta das 20 horas, os agentes conseguiram acesso à 713 tabletes de maconha, que totalizaram 976 quilos da droga. Diante dos fatos, o motorista, de 49 anos, foi preso e encaminhado, com a droga e o caminhão para a Polícia Civil em Ponta Grossa para o registro do crime de tráfico de drogas.

No início da noite, por volta das 18 horas, agentes da PRF encontraram e apreenderam, na zona rural de Pato Bragado (PR), 2,7 toneladas de maconha, que estavam espalhadas em uma plantação de milho.

Após recebimento de uma denúncia, policiais rodoviários federais se dirigiram até o local indicado para verificar a veracidade das informações, sendo que ao chegarem, avistaram quatro homens próximo a um Honda Civic, descarregando muitos fardos de maconha. Quando perceberam a presença dos policiais, fugiram, abandonando o carro, carregado de maconha. Pelo local os agentes encontraram 170 fardos de maconha espalhados pela plantação de milho. Havia um galpão na localidade que funcionava para armazenar a droga. Foram encontrados cheques, documentos pessoais e telefones celulares, que foram apreendidos. O carro era roubado e estava com as placas trocadas.

Diante dos fatos, 2.710 quilos de maconha e dois veículos foram encaminhados para a Polícia Federal em Guaíra para o registro do crime de tráfico de drogas. Suspeita-se que o local serviria de depósito para abastecimento de drogas para todo o país.

Tamoio – O nome Tamoio vem do Tupi Guarani Tamuía, que significa o avô, o antepassado. A Confederação dos Tamoios foi uma aliança de tribos indígenas firmada com o objetivo de combater os portugueses e outras tribos que os apoiavam. A referência é em relação à aliança dos grupos especializados da PRF unidos nessa operação.

Fonte: Sites Associados - PRF

Mais fotos

MAIS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE