PÁGINA INICIAL
NOTICIAS
 

PARABÉNS ÀS MULHERES Eleições 2020: mulheres batem recorde em número de candidaturas

Publicado em: 17/11/2020

170 mil mulheres disputaram vagas nas câmaras municipais, 140% a mais do que em 2000. A proporção de aspirantes a prefeitas também dobrou no período
Há mais mulheres disputando cargos nas câmaras municipais e prefeituras dos 5.568 municípios brasileiros nas eleições de 2020. Elas representam um terço dos postulantes ao cargo de vereador. São quase 174.000 candidatas em todo país, um aumento de 140% em comparação ao ano de 2000.
A proporção de aspirantes a prefeitas também dobrou, passando de 8,2% em 2000 para 15,5% neste ano. “Houve uma pressão da sociedade para que diferentes perfis de candidatos, incluindo de mulheres e negros, que correspondem a metade da população brasileira, tivessem mais representatividade na política”, diz a cientista política Flavia Birolli, da Universidade de Brasília.
É verdade também que há um imenso abismo entre o número dos que concorrem às eleições e os que são efetivamente eleitos: em 2016, 12% dos cargos de prefeito e 13% das vagas de vereadores foram ocupados por mulheres.
“O aumento da participação das mulheres na vida pública brasileira deve ser incentivado por duas razões. A primeira é uma questão de justiça de gênero: homens e mulheres dividindo equitativamente os espaços de poder”, disse à imprensa o ministro Luís Roberto Barroso, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). “A segunda é que as mulheres têm virtudes e características que agregam valor à vida pública. Não por acaso, alguns dos países que mais bem se saíram no combate à pandemia eram liderados por mulheres, como Nova Zelândia, Alemanha e Dinamarca.”
 
 

Fonte: Revista Exame

Mais fotos

MAIS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE