PÁGINA INICIAL
NOTICIAS
 

Observatório aponta que maioria das proposições dos vereadores de Araucária não tem relevância

Publicado em: 06/03/2020

Dos 979 trabalhos analisados em 2019, 63% foram considerados de baixa relevância; na quarta (29), eles derrubaram um veto do prefeito e aumentaram os próprios salários em 60%.

Um levantamento do Observatório Social de Araucária, na Região Metropolitana de Curitiba, sobre a produtividade dos vereadores mostrou que a maioria das proposições apresentadas por eles não tem relevância, como dar nomes às ruas ou consertar calçadas.

A equipe do observatório deu notas para tudo o que foi produzido na Casa no ano passado. Quanto maior o impacto, maior a nota para projetos, requerimentos e indicações.

Dos 979 trabalhos analisados, 63% foram considerados de baixa relevância.

"Algumas produções foram muito baixas, nos decepcionando muito. Algumas chegam a ser vergonhosas", afirma a coordenadora do observatório, Marina Claudino.

Pelos critérios do observatório, o vereador mais produtivo foi Fabio Alceu Fernandes (PSB), com 17 projetos, sendo seis de alta relevância. Além disso, ele produziu 101 requerimentos e 133 indicações, que são sugestões que o vereador faz para o Executivo.

"Todos os projetos que fizemos sempre foram demandas vindas da comunidade. Eles nos procuram e desenvolvemos projetos que se adaptem aquela região. São projetos de grande relevância para essas comunidades", afirma o vereador.

Ainda de acordo com o levantamento, os vereadores com as piores avaliações foram Germaninho Krzyzanowski (PR) e Celso Nicácio (PSL). Eles não apresentaram nenhum projeto ou requerimento em 2019.

Krzyzanowski apresentou 12 indicações, sendo que só uma foi considerada relevante. Já Nicácio, teve 15 indicações apresentadas - todas de baixa relevância.

"Eu acabei chegando recente no ano passado, porque eu era segundo suplente. Acabei assumindo em fevereiro e como a gente é novato na política estamos engrenando. Não temos a experiência política, estamos aprendendo", disse.

Os dois vereadores mal avaliados pelo observatório votaram a favor do aumento de 60% nos salários, que começa a valer em 2021. Fabio Alceu Fernandes, considerado o mais produtivo, foi um dos três vereadores que votaram contra o aumento.

"Os que menos produzem, mais querem", avaliou a voluntária do observatório Jeane Islena Vasilewski.

Fonte: RPC Curitiba

Mais fotos

MAIS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE