PÁGINA INICIAL
NOTICIAS
 

O mundo vai precisar cada vez mais de psicólogos

Publicado em: 25/01/2020

Com números alarmantes sobre a saúde da mente, a Psicologia será a profissão do futuro

Em um país no qual a depressão afeta 11,5 milhões de pessoas e a ansiedade 18,6 milhões, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), a busca pela saúde mental tem se tornado constante. "As pessoas estão adoecendo por causas multifatoriais, como, por exemplo, estilo de vida, muita cobrança e expectativas sobre o futuro”, afirma Schirley Heritt, coordenadora do curso de Psicologia da Faculdade Positivo Londrina.

O excesso de tecnologia e de informação e o pouco tempo dedicado ao lazer em família também são fatores que ocasionaram novos problemas. A geração atual cresceu com menos preconceitos e tabus, mas, também, com menos limites. "Me parece que, neste momento, vivemos o extremo oposto da forma de educar de nossos pais e avós. A falta de limites e a incapacidade de lidar com as frustrações tem limitado emocionalmente essa geração”, explica Schirley. Ela completa afirmando que a criança ou o adolescente que não aprendeu a lidar com limites, provavelmente, não será capaz de desenvolver a capacidade de tolerar frustrações, desabando diante das primeiras dificuldades que encontrar.

Com novas doenças surgindo, a demanda segue crescente. Isso fez com que a Psicologia não fosse afetada na crise e ganhasse cada vez mais frentes de atuação junto à Medicina, nas escolas e em meios corporativos e jurídicos. Ou seja, a Psicologia será uma profissão cada vez mais requisitada e necessária nos próximos anos.

Por isso, é fundamental mais profissionais qualificados para atuar nos casos modernos. Segundo a especialista, a base para se ter psicólogos bons é aliar a teoria à prática, os preparando para lidar com o contexto atual. "Da Faculdade Positivo Londrina, os alunos vão sair prontos para trabalhar em todas as áreas e contextos. Isso porque eles sempre estão em contato com o cotidiano, por meio de discussões contemporâneas que possam enriquecer sua atuação. Trazendo uma visão moderna, sem perder o fundamento base”, conclui.

Este conteúdo é de autoria da Faculdade Positivo Londrina.

 

Fonte: Conteúdo de Valor Folha

Mais fotos

MAIS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE