PÁGINA INICIAL
NOTICIAS
 

Novo futebol sem contato é inventado:

Publicado em: 30/05/2020

O empresário Elias Feder Júnior e o professor de Educação Física Gustavo Wriltz, da academia Strak Sports, em Curitiba, criaram uma nova modalidade de futebol: o New Fut. O esporte não tem contato físico e pode ser jogado em quadra de grama sintética, de Fut7 ou futsal. O objetivo é manter as quadras funcionando durante a pandemia, já que as atividades esportivas com contato físico estão proibidas.

No New Fut, o jogador só pode se movimentar dentro de um quadrado marcado no chão. Os jogadores permanecem distantes dos companheiros de time e dos adversários. Pela regra, não há a possibilidade de contato físico. São equipes de seis jogadores (um goleiro, três na linha de meio-campo e dois na linha de ataque). Não há defesa. Quem está na linha do meio-campo, pode dar dois toques na bola. Quem está na linha de ataque, só tem direito a um toque na bola (pode passar ou chutar a gol). Há um limite de cinco segundos para cada jogador executar sua ação. Quando um gol é marcado, ocorre um rodízio e os jogadores trocam de posição dentro da quadra.

“É bem interessante porque enaltece os fundamentos do futebol: domínio, passe de qualidade e chute a gol”, diz Elias Feder Júnior. “E pode trazer de volta para quadra muita gente que parou de jogar por causa do contato físico, às vezes por causa de uma lesão no joelho ou no tornozelo, por exemplo”, explica.

O novo esporte tem como embaixador o craque Castorzinho, 41 anos, que surgiu no futsal de Curitiba e jogou no futebol de campo do Coritiba e do Athletico. Desde 2012, virou referência no Fut7 (jogo em grama sintética com sete jogadores). Ele foi bicampeão mundial de Fut7 e também eleito o melhor do mundo da modalidade. E agora participou da construção do New Fut. “Não se compara ao jogo normal, mas o pessoal gostou. E será uma forma de quem gosta de futebol voltar às quadras com todo cuidado”, disse.

AUTORIZAÇÃO
Apesar de não ter contato físico, um vídeo explicando o novo esporte foi envidado para a Secretaria de Estado da Saúde. “O Beto Preto viu hoje o vídeo junto com Secretário dos Esportes, Helio Wirbiski. E já autorizou. O decreto estabelece que atividades esportivas sem contato estão liberadas, mas enviamos mesmo assim”, disse Elias.

AS REGRAS
- Times de seis jogadores
- Um goleiro
- Três na linha de meio-campo
- Dois na linha de ataque
- No meio-campo, são permitidos dois toques na bola
- No ataque, apenas um toque
- Limite de cinco segundos para cada jogador executar a ação
- Rodízio de posições após um gol marcado
- Cada jogador só pode permanecer dentro do seu quadrado

Clique aqui e assista:

https://www.youtube.com/watch?v=yOx3sxTmE1g

Fonte: Bem Paraná

Mais fotos

MAIS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE