PÁGINA INICIAL
NOTICIAS
 

NORTE PIONEIRO: Nove são presos por crime ambiental e destruição de mata nativa

Publicado em: 12/01/2021

A área desmatada em São José da Boa Vista soma 3,8 hectares do Bioma da Mata Atlântica

Nove pessoas foram presas no município de São José da Boa Vista durante uma ação de fiscalização realizada pelo Batalhão de Polícia Ambiental/Força Verde e do Instituto de Água e Terra (IAT) desencadeada no último sábado (09). Além das prisões, a operação ainda resultou na apreensão de seis máquinas e aplicação de R$ 252 mil em multas.

De acordo com informações do Comandante do 2º Batalhão da Polícia Ambiental/Força Verde, os agentes estiveram na propriedade situada em São José da Boa Vista onde foi constatado que duas retroescavadeiras, quatro escavadeiras hidráulicas e uma máquina esteira estavam destruindo a vegetação nativa do local. Também foi observado que foram feitas valetas para enterrar árvores nativas que foram derrubadas.

Diante do flagrante, oito operadores de máquinas foram presos, assim como o proprietário da fazenda. Ainda segundo o comandante, a mesma propriedade já havia sido alvo de autuação no ano de 2019 pelo crime de desmatamento de vegetação nativa. Os presos foram encaminhados a delegacia da Polícia Civil de Wenceslau Braz para que fossem tomadas as providências cabíveis ao caso.

O comandante ainda destacou que os policiais ambientais tem reforçado as ações de fiscalização e contado com a ajuda da comunidade através de denúncias para combater ações que causem danos ambientais. “Diuturnamente nossas equipes estão em patrulhamento, seja a pé, com viaturas e até embarcações, para evitar crimes e agir no rigor da lei nos casos constatados, tudo para garantir que a maior riqueza do Paraná seja preservada para as futuras gerações”, destacou.

Ao presenciar qualquer ato prejudicial ao meio ambiente, o cidadão deve entrar em contato com o Escritório Regional do IAT mais próximo para fazer a denúncia ou ligar no número 181 do Batalhão de Polícia Ambiental – Força Verde.

Fonte: FE

Mais fotos

MAIS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE