PÁGINA INICIAL
NOTICIAS
 

No Paraná, apenas 9% dos alunos de Medicina são negros

Publicado em: 20/11/2019

Apenas 9 em cada 100 estudantes em cursos de Medicina no Paraná são negros. O dado foi apurado pelo Quero Bolsa, principal plataforma de inclusão no ensino superior com bolsas de estudo, ao analisar as informações da edição 2018 do Censo da Educação do Ensino Superior do INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira). No Paraná, o curso de Medicina tem a menor proporção de negros no ensino superior presencial, com apenas 9,1% dos alunos. No Estado, contudo, cerca de 30% da população é autodeclarada negra ou parda.

“O curso de medicina demanda um alto investimento para estudar nas universidades privadas. As mensalidades superam facilmente R$ 8 mil. Mesmo bolsistas têm dificuldade para se manter exclusivamente estudando durante 6 anos ou mais, tempo de formação de um médico. Nas universidades públicas, apesar de não haver a mensalidade, o custo para se manter é o mesmo e a concorrência ainda mais elevada para conquistar a vaga”, explica Lucas Gomes, diretor de ensino superior da plataforma Quero Bolsa.

A taxa de inclusão de negros é inferior à média geral de cursos no estado,17,2%, e da média nacional de Medicina, que é de 24,64%. “Como, segundo o IBGE, pretos e pardos têm, em média, renda 75% menor do que brancos, as políticas de inclusão têm efeito limitado”.

O Quero Bolsa (www.querobolsa.com.br) auxilia estudantes a escolher e ingressar no Ensino Superior com bolsas de estudos de até 75% em cursos de graduação, pós-graduação, além de profissionalizantes e técnicos, em mais de 1.300 instituições de ensino parceiras no País.

Contra o racismo
A Prefeitura de Curitiba, por meio da Assessoria de Direitos Humanos – Promoção de Igualdade Racial, fará ações culturais, de conscientização e de prevenção contra o racismo, nesta quarta-feira (20), Dia Nacional da Consciência Negra. A programação será a partir das 10 horas, em frente à Faculdade Uninter, no calçadão da Rua XV de Novembro, no Centro.

Pessoas que passarem pelo calçadão vão receber materiais informativos sobre igualdade racial, combate ao preconceito e ao racismo. A data lembra a morte de Zumbi dos Palmares. Durante todo o mês de novembro a Prefeitura promove uma programação especial para debater a igualdade racial. (Confira aqui as ações do Mês da Consciência Negra).

As ações na Rua XV de Novembro serão feitas das 10 às 13 horas. Por volta das 12 horas, a Banda Lyra fará uma apresentação musical gratuita.

Os menos inclusivos e os mais inclusivos
Os 5 cursos presenciais com menor inclusão de negros no Paraná
Medicina 9,1%
Odontologia 10,31%
Arquitetura e Urbanismo 10,95%
Medicina Veterinária 11,43%
Design Gráfico 12,51%

Os 5 cursos presenciais com maior inclusão de negros no Paraná
Serviço Social 28,41%
Formação de Professor de Educação Física 25,74%
Formação de Professor em Geografia 25,34%
Gestão de Pessoas 24,96%
Gestão de Negócios 24,56%

Os 5 cursos a distância com menor inclusão de negros no Paraná
Gestão Pública 13,25%
Formação de Professor em Artes Visuais 13,33%
Gestão da Tecnologia da Informação 14,17%
Teologia 14,91%
Marketing 15,24%

Os 5 cursos a distância com maior inclusão de negros no Paraná
Educação Física 22,37%
Formação de Professor em Biologia 21,43%
Formação de Professor em Educação Física 21,14%
Administração pública 20,39%
Logística 19,11%

Fonte: Bem Parana

Mais fotos

MAIS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE