PÁGINA INICIAL
NOTICIAS
 

NA ILHA DO MEL: Baleia Jubarte é encontrada morta na praia

Publicado em: 19/05/2021

Uma baleia da espécie Jubarte foi encontrada morta na Praia Grande, na Ilha do Mel, próximo ao Canto da Vó, por volta das 20h desta terça-feira (18).

 

Segundo informações do Laboratório de Ecologia e Conservação (LEC) da Universidade Federal do Paraná (UFPR), populares acionaram a equipe do LEC informando o encalhe do animal. Foi constatado que o animal já estava em estado avançado de decomposição.

Na manhã desta quarta-feira (19), a equipe organizou a estratégia de atendimento via Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) e se deslocou para a Ilha do Mel para fazer o registro do encalhe, avaliação da carcaça e coleta de materiais biológicos.

De acordo com a pesquisadora Camila Domit, o animal possui aproximadamente 13 metros de comprimento total e está sendo avaliado pela equipe técnica do projeto. O atendimento tem a colaboração da equipe do Instituto Água e Terra (IAT).

Sobre as baleias

As baleias jubartes da população do oceano Atlântico Sul vem ao Brasil anualmente para reprodução, passam o verão se alimentando na região Antártica. A principal área brasileira de reprodução é o litoral da Bahia. No Paraná, desde o início do PMP-BS, já foram registrados encalhes de 13 baleias da mesma espécie, incluindo indivíduos adultos e jovens.

Caso encontre animais vivos debilitados ou mortos, ligue 0800 642 3341

 

Fonte: TVCI por Maisy Pires

Mais fotos

MAIS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE