PÁGINA INICIAL
NOTICIAS
 

Mineiro se torna segundo brasileiro ir ao espaço, mas formato de nave chama atenção

Publicado em: 05/06/2022

O mineiro Victor Correa Hespanha, de 28 anos, contou a emoção de ser o segundo brasileiro a chegar ao espaço. Ele viajou em um “bate-volta” à bordo da Blue Origin, nave projetada pela empresa do bilionário americano Jeff Bezos, dono da Amazon.

O engenheiro disse que não tinha palavras para descrever a viagem de dez minutos, que o tornou o primeiro turista espacial do país, e o segundo brasileiro depois de Marcos Pontes a sair da Terra.

“Eu realmente não sei o que falar direito. Ainda temos muito o que conversar, mas foi muito emocionante. Indescritível, surreal”, comentou nos vídeos. Os turistas espaciais flutuaram durante parte do percurso e viveram a famosa sensação de gravidade zero.

Hespanha integrou um grupo de seis pessoas — todos turistas espaciais — que participaram do voo da Blue Origin. O engenheiro foi escolhido por um sorteio e agora integra a lista seleta de viajantes espaciais.

A decolagem foi às 10h25 (Brasília) e aconteceu no Texas, nos Estados Unidos. No ano passado, Bezos fez uma viagem semelhante; O foguete atinge a velocidade de 3,7 mil km/h até a maior altitude, cerca de 100 km. Em seguida a nave retorna em queda livre à Terra.

A viagem aconteceria no último dia 20, mas foi adiada por segurança. Hespanha é engenheiro de produção, e conquistou seu lugar após comprar um NFT (tonken não fungível) pela Crypto Space Agency (CSA) por cerca de R$ 4 mil. A CSA sorteou a viagem entre os compradores, e o mineiro ganhou.

“É assustador, nunca pensei [que conseguiria], sou pessoa comum, mas estou tendo essa oportunidade incrível. Isso é para mostrar que viagem ao espaço não é só coisa de bilionário”, disse ele ao G1 Minas Gerais.

FORMATO DE NAVE CHAMA ATENÇÃO

Apesar de ser uma experiência única, para quem ficou na Terra a imagem do foguete decolando chamou a atenção pelo seu formato. Nas redes sociais, comentários de internautas compararam a Blue Origin com um órgão humano, o que rendeu alguns memes.

A estrutura do foguete foi construída para que os ocupantes ficassem dentro de uma cápsula semicircular acoplada na ponta da nave. Para que possa retornar à Terra, a cápsula se desacopla e retorna ao solo com a ajuda de paraquedas gigantes.

A Blue Origin, empresa de turismo espacial de Jeff Bezos, fez até agora cerca de 20 viagens ao espaço. Dessas, quatro foram tripuladas. No ano passado, o próprio empresário participou de uma das viagens.

Ainda no ano passado o ator William Shatner, que interpretou o Capitão Kirk da série “Jornada nas estrelas” (Star Trek) também conheceu o espaço em uma viagem da empresa, junto com outros três tripulantes.

Em dezembro de 2021, a Blue Origin fez um terceiro voo tripulado, com seis pessoas. Entre os passageiros estavam Laura Shepard, filha de Alan Shepard, que se tornou o primeiro americano a ir ao espaço em 1961.

Fonte: Banda B

Mais fotos

MAIS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE